MÉDICO, QUERIDO POR TODOS, “RENASCEU” NO DIA 23 DE MAIO DE 2016 APÓS GRAVE ACIDENTE. CIDADE OROU!

O quadro Histórias de Vida, criado pelo portal Conexão Três Pontas, tem o objetivo de homenagear, em vida, pessoas de todas as classes sociais, profissões, funções ou perfis, que tenham se destacado por trabalhos relevantes ou simples, por exemplos deixados ao longo dos anos, por um legado de amizades e respeito. E hoje estamos, merecidamente, homenageando, contando um pouco da história do querido médico Valério José de Paula Victor Brito, popularmente chamado de “Dr. Valério”.

Valério José de Paula Victor Brito, ou apenas Dr. Valério, nasceu em Três Pontas, em 9 de junho de 1962. É filho de Francisco de Paula Victor Brito e Ilza Lúcida Moreira Brito. Tem três irmãos. É conhecido pelo talento ímpar na medicina, pela fé e pela generosidade.

Casou-se há 30 anos com Anapaula Brummond Brito e tem dois filhos. Leandro, assim como o pai, é médico e Guilherme que estuda fisioterapia.

Dr. Valério, esposa e filhos.

Dr. Valério estudou medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde se formou no ano de 1985. Até meados de 1990 trabalhou nos principais hospitais da capital mineira, dentre eles o Felício Roxo, Madre Tereza e João XXIII. Com seu pai doente, voltou para Três Pontas. Inicialmente pretendia retornar à Belo Horizonte, mas acabou ficando de vez em sua terra natal.

Em Três Pontas trabalhou como cirurgião geral na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. Ele relembra que naquela época Três Pontas não tinha nenhum médico legista. Um acidente que foi muito comentado e que até hoje se recorda, quando uma mulher acabou sendo atingida por um carro e prensada contra um poste, nas proximidades da Praça Presidente Getúlio Vargas (Praça do Sanduba’s) acabou despertando o interesse do médico cirurgião em trabalhar como legista. Iniciou suas atividades na área como legista a doc. e pouco depois realizou o concurso sendo aprovado pela Polícia Civil.

Desde então ocupou as duas funções. Em 1991 se tornou perito credenciado pelo INSS. Fez o concurso de Médico Perito Federal Previdenciário. Continuou operando até o ano de 2005.

Sua relação com as pessoas, com os pacientes sempre foi de muito carinho e de agradecimento por parte daqueles que “enchem a boca” para destacar as qualidades do Dr. Valério, apesar de ter um perfil mais reservado.

No ano de 1991 surgiu a Clintep, sua clínica particular que existe até hoje, sendo responsável por diversos tipos de atendimentos, dentre eles o exame médico e psicotécnico para quem pretende se habilitar ou renovar sua CNH e também os admissionais e demissionais.

Dr. Valério com a esposa, irmão e cunhada.

Nos dias de hoje, Dr. Valério Brito continua realizando perícias previdenciárias, perícias federais, e perícia policial.

Ele disse ao Conexão que nesses anos todos como legista já realizou mais de 1.000 autópsias, mas não sabe precisar. Segundo ele, houve dias em que chegou a realizar até 10 procedimentos.

Sempre foi um homem de muita fé. Católico assim como seu pai, carrega o nome de Padre Victor e a devoção no coração. “Meu pai, eu e meus irmãos temos Victor no nome em homenagem ao Padre Victor”, disse Valério. O médico também é muito devoto de Nossa Mãe e se emocionou ao lembrar que é uma das poucas pessoas no mundo, senão a única, a participar da exumação dos corpos de dois candidatos a santo, tanto Padre Victor quanto Nossa Mãe. “Foi uma experiência que não consigo descrever. Algo de muita fé e emoção. Me sinto privilegiado por isso”, pontuou.

Dr. Valério carrega sempre santinhos, um terço especial e fotos de Padre Victor e de Nossa Mãe em seu celular.

Mas a vida iria reservar um momento de grande superação em sua vida.

23 de Maio de 2016

Um acidente de trânsito, gravíssimo, quase tirou a vida do querido médico trespontano. Três Pontas se uniu numa grande corrente de oração e o próprio Dr. Valério volta a se emocionar quando diz: “Pela medicina eu não seria salvo. Fui salvo por Deus, pelo Padre Victor e pela Nossa Mãe. Mas acima de tudo pelas orações de cada pessoa, de cada trespontano e eu nunca terei como pagar isso”.

Relembre o Acidente que obteve ampla cobertura do Conexão Três Pontas:

Na tarde desta segunda-feira (23 de maio de 2016) o médico cirurgião Dr. Valério José de Paula Brito, uma dos mais conceituados e admirados na cidade de Três Pontas, acabou sofrendo um gravíssimo acidente de trânsito e ficando preso às ferragens. O acidente ocorreu por volta das 15 horas na rodovia de acesso a cidade de Ilicínea. Dr. Valério teve seu carro envolvido em uma colisão frontal com outro veículo. Seu carro ficou com a frente e lateral completamente destruídas. Já o outro veículo acabou capotando.

Uma ambulância do SAMU esteve no local para os primeiros socorros. Mas foi preciso a ajuda do Corpo de Bombeiros para retirar o médico trespontano das ferragens., o que levou muito tempo para obter êxito. O local do acidente precisou ser isolado para que a aeronave pousasse no meio da pista. Um grande congestionamento se formou. Os ocupantes do outro veículo, placas da cidade de Guapé, tiveram ferimentos leves e foram socorridos em Ilicínea.

De acordo com informações obtidas por nossa reportagem, o estado do médico Valério de Paula Brito é grave. Ele sofreu politraumatismo (várias fraturas) e precisa urgentemente de sangue tipo O Negativo.

Foram vários dias em coma e lutando pela vida. Ao família esteve ao lado como verdadeiro porto seguro. O trabalho dos médicos também foi fundamental. Mas a torcida dos trespontanos, segundo ressalta Dr. Valério, fez toda diferença.

“Milagre! Só a medicina não explica. O evento como foi, a gravidade das lesões, a evolução. Tudo correu de uma maneira que a ciência não explica. Na hora do acidente a primeira pessoa a passar foi um médico. O helicóptero quando decolou pra me resgatar tinha recebido a ordem pra voltar porque a vítima já teria morrido e ele não quis voltar. A descida próximo ao Hospital foi fundamental, a transferência para Belo Horizonte, etc. Tenho certeza de que é tudo providência divina. A medicina não consegue explicar. Tem a mão dos médicos, a energia positiva da cidade e por isso estou vivo”, disse ao Conexão, na primeira entrevista que concedeu após voltar pra casa. Ele disse mais naquela ocasião:

Deus

“É o guia da nossa vida (choro), é o Ser Maior. Como cirurgião eu dizia que o médico não cura, somos apenas instrumentos nas mãos de Deus. Eu deixo minhas mãos pra Deus guiar.”

Família

“O esteio, a coisa mais importante do mundo. Sem família não somos e não temos nada. Minha família foi sensacional. Minha esposa Anapaula passou um aperto maior que eu. Imagina você ver a pessoa que ama deitado, inconsciente, sem saber se morre ou não morre. Ela foi guerreira, 50 dias ao meu lado. Meu filho que faz medicina, amadureceu, me surpreendeu muito. A família toda me deu muito apoio.”

Orações do povo de Três Pontas

“Isso me surpreendeu, Foi essa corrente de fé, essa energia positiva do povo de Três Pontas que me tirou da morte, que me livrou disso tudo. Nossa Senhora!!! Muita energia positiva e orações que eu não esperava. Por isso o meu muito obrigado, Deus pague a cada um de vocês que oraram por mim.”

Vida

“O que eu espero da vida? Espero continuar poder fazendo o bem, ajudando as pessoas, continuar trabalhando com a consciência tranquila, em cima daquilo que acredito ser correto. Quando fazemos o que diz a consciência é sempre melhor. Errar é humano. Precisamos ser mais humanos, deixamos as vezes o lado humano de lado por causa do trabalho e precisamos nos ater mais a isso. A ajuda que eu tive do povo trespontano eu preciso de alguma forma retribuir.”

Foto Arquivo Conexão

Política

Dr. Valério Jose De Paula Vitor Brito, além do amor pela medicina, também se dedicou ao cenário político. Em 2008 se candidatou a prefeito pelo Partido Republicano Progressista. Em 2010 disputou o cargo de deputado federal também pelo PRP, onde acabou ficando como suplente.

Dr. Valério é um daqueles raros médicos nos dias que hoje que, quando olha pata trás, vê o caminho de incontáveis vidas salvas por ele, de ética, respeito e amor à medicina, acima de tudo ao ser humano. Dr. Valério Brito é um cristão fervoroso e grato pelo nascimento, pela sua vida, acima de tudo pela família, amigos e pelo renascimento. Excelente pai, grande marido, ótimo irmão e filho. Amigo dos amigos, generoso, sincero, dedicado, humilde, um ser humano acima da média.

Há os que acreditam na lei da ação e da reação, dizem que o mundo dá voltas. E se isso for verdade, só vem corroborar com o exemplo deixado por este médico. Aquele que muitos salvou ganhou a chance de continuar vivendo, testemunhando a presença de Deus, a intercessão de Padre Victor e de Nossa Mãe. fazendo o bem sem olhar a quem.

Por tudo isso, Dr. Valério Brito recebe os nossos parabéns e é, assim, o grande homenageado do quadro Histórias de Vida, nesta edição do Conexão Três Pontas.

INDIQUE PERSONAGENS PARA CONTARMOS HISTÓRIAS DE VIDA

Se você conhece alguém, não importa idade, credo ou profissão, que tenha uma vida pautada pela ética, pelo trabalho, pela honestidade e acima de tudo pela amizade, por fazer o bem sem olhar a quem, entre em contato com nossa reportagem pelo tel/whats (35) 9 9975-4248 ou pelo e-mail conexaotrespontas@hotmail.com e nos ajude a homenagear, em vida, quem merece.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *