QUERIDA NÃO APENAS PELOS FILHOS, ELA É CONSIDERADA UMA “MÃEZONA” PELOS 300 FUNCIONÁRIOS DO SUPERMERCADO.

O quadro Histórias de Vida, criado pelo portal Conexão Três Pontas, tem o objetivo de homenagear, em vida, pessoas de todas as classes sociais, profissões, funções ou perfis, que tenham se destacado por trabalhos relevantes ou simples, por exemplos deixados ao longo dos anos, por um legado de amizades e respeito. E hoje, estamos merecidamente homenageando, contando um pouco da história da querida  comerciante Maria do Carmo Mesquita Lamaita, a “Dona Maria do Moacyr”.

Maria do Carmo Mesquita Lamaita nasceu em Três Pontas em 11 de novembro de 1936. É filha de Donato Lamaita e Ignês Maria Mesquita Lamaita. Tem dois irmãos.

Em 14 de janeiro de 1959 casou-se com Moacyr Pieve Miranda (falecido no ano de 2002). É mãe de três filhos: Dilson, Denilson e Delson Lamaita Miranda. O primeiro é médico ortopedista e o atual presidente da Unimed. Os outros dois comandam, ao lado da mãe, desde o falecimento do pai, a empresa Moacyr Supermercado. Dona Maria tem 6 netos: Laís, Esther, Gabriel, Sophia, Breno e Ruan.

Formou-se em Magistério e chegou a dar aula durante alguns meses. O mercado já existia e era, na verdade, uma pequena venda. Moacyr trabalhava com o Pai. Com o crescente movimento e o nascimento do filho Denilson, Moacyr pediu que Dona Maria parasse de dar aula e o ajudasse no comércio.

Em meados de 1980 um incêndio acabou provocando perda total no estabelecimento e eles tiveram que recomeçar do zero. Amigos do comércio e fornecedores resolveram ajudar, cedendo tecidos, confecções e outros produtos, sabendo que eles na ocasião não tinham como pagar, mas esbanjavam credibilidade, honestidade e respeito. Até no maior centro de compras populares do Brasil, a Avenida 25 de Março, em São Paulo, Moacyr teve carta branca de vários comerciantes que sempre venderam pra ele e que ficaram sabendo do incêndio “Você Moacyr, pode comprar aqui como quiser e assim que puder você nos paga, não se preocupe com prazo” diziam.

Muito trabalho para reerguer a empresa que aos poucos foi crescendo e não parou mais. Se tornou o principal supermercado da cidade de Três Pontas. Hoje em dia, além da unidade matriz (aquela que pegou fogo), na Rua Nossa Senhora d’Ajuda, o Moacyr Supermercado conta com o Moacyr Express, na mesma rua e mais recentemente inaugurou seu segundo supermercado, na Rua Barão do Pontal, no bairro Catumbi.

Hoje o Moacyr Supermercado emprega mais de 300 funcionários e é um dos maiores contribuintes em impostos para com o Município. Ou seja, tem um papel fundamental no crescimento econômico de Três Pontas. Centenas de famílias dependem diretamente desta empresa.

Dona Maria continua ao lado dos filhos, acompanhando de perto tudo que acontece no supermercado. É querida por todos os funcionários e tida como uma mãezona. Se emociona, dá conselhos, se mantém humilde e sábia ao lado de cada trabalhador, encorajando-o e dando seu exemplo de vida e de trabalho.

Quando da inauguração da unidade 2 do Moacyr Supermercado, Dona Maria, que de início não aprovava muito a ideia, chorou quando vários funcionários que trabalhavam perto dela, todos os dias, na unidade matriz, foram transferidos para o novo endereço. Ela também passa algum tempo no novo supermercado e não larga o sorriso e o bom humor. De bem a vida, adora andar pelo mercado e conversar com os clientes.

Hoje em Dia Dona Maria é uma espécie de relações públicas do Moacyr Supermercado. Tem como hobbies passar o tempo com seus netos e ainda no clube da terceira idade Conviver e Crescer (todas as segundas-feiras).

Essa mãezona de mais de 300 pessoas, é uma mulher especial, guerreira, batalhadora e acima de tudo de muita fé. Alguns de seus funcionários/filhos postiços, fizeram questão de falar sobre ela ao Conexão Três Pontas:

“Ela é uma pessoa querida e muito especial. Dona Maria é de fato nossa segunda mãe”, diz a funcionária Hiana Paula Lima, que trabalha no supermercado há 26 anos.

“Falar de Dona Maria do Carmo é falar de Deus, de graças recebidas, pois em seu coração está o verdadeiro amor e uma fé inabalável. Uma mulher em forma de flor, cuja bondade se exprime em doses de puro amor. Um amor que nunca se encerra. Uma mãe especial para todos nós”, comentou a funcionária Márcia Regina, há décadas na empresa.

“Dona Maria do Carmo sua existência é em si um ato de amor. Gerar, cuidar, nutrir. Amar e amar incondicionalmente seus filhos e todos nós. Um afeto desmedido e incontido, um exemplo de mulher de fé, enfim, o nosso alicerce. Feliz Dia das Mães, que o amor de Maria possa estar sempre em seu coração”, declarou Cynara Lima, outra funcionária de muito tempo de casa.

O filho Delson, representando todos os filhos, falou de sua mãe com todo carinho e admiração: “Ela é uma pessoa especial. Consegue ter uma relação com todas as pessoas, independente da classe social. O carinho que os amigos têm com ela até hoje é muito bacana. Ela cativa as pessoas e todos os funcionários adoram ela. Minha mãe sempre faz questão de perguntar das pessoas, quer saber como estão as coisas e não abre mão dessa interação. Ela é, pra nós, o nosso ponto de equilíbrio e até hoje nos dá muitas dicas. Uma mulher especial, uma mãe maravilhosa. Amamos muito”, revelou.

Numa ocasião em que os filhos demonstravam a vontade de abrir um novo mercado, Dona Maria se mostrou preocupada e contrária. Foi quando a matriarca entrou em contato com a Irmã Margarida do Carmelo São José, pedindo que a religiosa rezasse para tirar isso da cabeça deles. Como resposta, Irmã Margarida disse que apesar de ter rezado não deu certo, já que a abertura não saia da cabeça dos filhos e que ela poderia ficar tranquila, pois seria um outro grande sucesso.

Por todas as histórias e o seu exemplo de vida, pela fé inabalável, por todas as dificuldades vividas e por se manter forte, pelos conselhos, pela generosidade, por abraçar 300 como se fosse os seus 3 verdadeiros, Dona Maria do Carmo Lamaita é, merecidamente, no Dia das Mães, homenageada pelo Conexão Três Pontas, tendo contada sua História de Vida.

INDIQUE PERSONAGENS PARA CONTARMOS HISTÓRIAS DE VIDA

Se você conhece alguém, não importa idade, credo ou profissão, que tenha uma vida pautada pela ética, pelo trabalho, pela honestidade e acima de tudo pela amizade, por fazer o bem sem olhar a quem, entre em contato com nossa reportagem pelo tel/whats (35) 9 9975-4248 ou pelo e-mail conexaotrespontas@hotmail.com e nos ajude a homenagear, em vida, quem merece.

 

OFERECIMENTO

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *