ELE COMANDOU O MUNICÍPIO POR DOIS MANDATOS E DEIXOU UM RASTRO DE MUITAS OBRAS.

O quadro Histórias de Vida, criado pelo portal Conexão Três Pontas, tem o objetivo de homenagear, em vida, pessoas de todas as classes sociais, profissões, funções ou perfis, que tenham se destacado por trabalhos relevantes ou simples, por exemplos deixados ao longo dos anos, por um legado de amizades e respeito. E hoje, estamos merecidamente homenageando, contando um pouco da história do Ex-Prefeito Antônio Carlos Mesquita.

Antônio Carlos Mesquita nasceu aos 04 de junho de 1940.É filho de José Antônio Mesquita (Sô Ninico) e Maria das Dores Rabelo Campos (Dª Valda). Teve 12 irmãos: Alamir, Tadeu, Walter, Raul (falecido), José Luiz, Remo, Ramon (falecido), Lourdes, Laura, Lúcia, Lucy e Paulinho (natimorto).

Carlos Mesquita e a esposa Marli.

É Casado com Marli Botrel Campos Mesquita. Tiveram três Filhos: Márcia Andréa, Carlos André e Vitor Adriano. Iniciou seus estudos no Grupo Cônego Vitor, se formando mais tarde pela Escola Técnica de Comércio Nossa Senhora D’Ajuda de Três Pontas, no Ginásio São Luiz em Técnico de Contabilidade (prédio do UNIS) e graduou-se como bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA).

Carlos Mesquita foi prefeito por dois mandatos, de 1982 a 1988 e o segundo de 1997 ao dia 03 de março de 1999, quando então foi cassado no dia seguinte, ficando afastado até 04 de novembro de 2000, reassumindo o cargo de prefeito até 31 de dezembro de 2000.

Homem de hábitos simples e que não enriqueceu através da política, Carlos Mesquita é visto pelos trespontanos como um gestor que deixou muitas realizações por toda cidade.

Os filhos de Carlos Mesquita.

INFRAESTRUTURA

Carlos Mesquita ampliou a Policlínica aumentando em quatro vezes a sua capacidade de atendimento. Construiu todas as creches, postos de saúde e quadra poliesportivas, anteriores a gestão da ex-prefeita Luciana Mendonça. Municipalizou as escolas Cônego Vitor e João de Abreu Salgado. Incorporou ao patrimônio público a área do Parque de Exposições, onde hoje está instalado o Grupo UNIS/FATEPS.

Na sua gestão foram construídas as escolas Marieta Castro e Tancredo Neves. Construiu também duas escolas rurais: Lolita Brito Dias e Walda Tiso Veiga. Adquiriu a área para a construção da Escola Agrícola lançando a sua pedra fundamental. Iniciou a construção da Av. Nilson José Vilela.

Logo após a gestão do vice-prefeito Aneite Reis, Carlos Mesquita estruturou toda a extensão da rede de esgoto da Av Oswaldo Cruz, da região do Posto Simpatia até o Posto Santa Terezinha, abrindo ruas para contenção de enchentes na região da Perete. Construiu as estações de água do Quatis, Candongas e Formiga e instalou mais ou menos 80% da rede de água e esgoto municipal. Também adquiriu a área onde é o aeroporto.

Asfaltou e estruturou diversos bairros da cidade, com água, iluminação pública e rede de esgoto, regulamentando o serviço de água e esgoto no Quilombo. Construiu a rodoviária, adquiriu a área onde funcionava o zoológico. Implantou o horto-florestal, que abastecia todas as creches da cidade com verduras e legumes, distribuindo árvores frutíferas, eucaliptos para toda a população.

Foi o autor da lei que concedeu aos servidores municipais o adicional do quinquênio. Criou a cantina industrial no Almoxarifado para todos os servidores com direito ao café da manhã, almoço e café da tarde. Construiu o Aterro Sanitário onde hoje é depositado todo o lixo sólido urbano.

Na sua gestão foi implementado o Plano Diretor, aprimorando a estrada do “Foguetinho” até o Motel Paraíso, tirando o fluxo de caminhões da antiga Boa Vista do centro da cidade, dando manutenção contínua nos mais de 600 km de estradas rurais.

Família de Carlos Mesquita.

SAÚDE

Na primeira gestão Carlos Mesquita, Três Pontas foi o segundo município brasileiro, logo após a cidade de Niterói/RJ, a implementar o Programa Saúde da Família, onde contava com 18 médicos, contratando mais 33, dentre eles o Dr. Luiz Roberto Laurindo Dias (ex-Prefeito). Também trouxe  três médicos cubanos e cincos enfermeiros, bem antes de o governo federal criar o Programa Mais Médicos.

Implementou também o Saúde no Circo, pelo qual foi referência nacional, sendo destaque na extinta Revista Manchete. O circo era itinerante por todos os bairros da cidade e zona rural. Vale repetir que Carlos Mesquita construiu todos os postos de saúde anteriores a gestão da ex-prefeita Luciana Mendonça.

ESPORTE

Foi Feito um circuito nacional de futsal com as maiores equipes do país, sendo transmitido ao vivo pela TV Cultura para 24 estados do Brasil e o Distrito Federal, ocasião em que o futsal começou a ser explorado nacionalmente.

Foi feito também um circuito nacional com as maiores equipes de voleibol masculino do Brasil, sendo que logo após esse evento, o saudoso Professor Celso Macário incentivou todas as modalidades esportivas, em especial a do voleibol, sendo campeão por várias etapas, incentivando ainda o campeonato do JIMI e Outros semelhantes.

Foram construídos vários campos de futebol, dentre eles o do Quilombo e Pontalete, bem como construiu todas as quadras poliesportivas antes da gestão da ex-prefeita Luciana Mendonça.

MORADIA

Entregou à população o bairro Jardim das Oliveiras, com a construção de mais ou menos 198 casas.

EDUCAÇÃO E CULTURA

Adquiriu e construiu o Centro Cultural, criou o Conservatório Municipal Heitor Villa Lobos, trouxe os balés de Moscou e da Bielo Rússia.

No ano de 1982 nasceu o primeiro Canto Aberto (resgatado agora com toda competência), com apresentações no antigo Cine Ouro Verde, Ginásio Coberto e no Circo Voador, que era instalado no antigo Parque de Exposições, hoje FATEPS.

Carlos Mesquita deixou seu legado na história Trespontana. Há anos se afastou da política. Mas ainda visita a Prefeitura ocasionalmente e com alguma frequência é visto na Câmara Municipal. Mantem até os dias de hoje sua humildade, simplicidade, voz serena e o sorriso tímido.

Assim como todo ser humano, acertou e errou. Sua trajetória política também teve problemas, enfrentou julgamentos, condenações. Mas com toda certeza o saldo deixado aos trespontanos é muito positivo. Usou a política para transformar a cidade, para trazer o progresso e o desenvolvimento. Não usou como instrumento de enriquecimento próprio.

Infelizmente o Brasil é um país sem memória. O ontem é facilmente esquecido e o esquecimento se torna injusto. Por isso, sem qualquer vínculo político, sem qualquer interesse pessoal (até porque não temos nenhum vínculo com o homenageado, nem de amizade), nossa reportagem fez questão de trazer á tona, de rememorar o que o, hoje idoso, Antônio Carlos Mesquita, fez e quem sempre foi.

“Numa cidade pequena como a nossa, onde o interesse político fala muito alto, onde apenas dois grupos se alternam no poder e nunca perdem a “fome de roer até o osso”, onde a ociosidade é grande e muitos adoram falar da vida alheia, qualquer homenagem que envolva algum político ou ex-político pode soar (aos ouvidos deturpados) de uma forma incorreta, como conchavo, conveniência. Falar de alguém nessa área é pisar em ovos, andar na corda bamba, estar sujeito a execração por parte de pessoas mesquinhas, interesseiras. Mas o que conta, para o Conexão é que se faça justiça, que se conte histórias verídicas, seja de quem for, de que lado é ou esteve. E assim sempre será!”

Jornalista Roger Campos

Sendo assim, aos 79 anos de vida, o Ex-Prefeito Antônio Carlos Mesquita é o homenageado da semana, tendo sua importante História de Vida, contada , resgatada pelo Conexão Três Pontas. Parabéns!

INDIQUE PERSONAGENS PARA CONTARMOS HISTÓRIAS DE VIDA

Se você conhece alguém, não importa idade, credo ou profissão, que tenha uma vida pautada pela ética, pelo trabalho, pela honestidade e acima de tudo pela amizade, por fazer o bem sem olhar a quem, entre em contato com nossa reportagem pelo tel/whats (35) 9 9975-4248 ou pelo e-mail [email protected] e nos ajude a homenagear, em vida, quem merece.

*Informações passadas pelo filho de Carlos Mesquita, Adriano Mesquita.

OFERECIMENTO

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *