PROFISSIONAL HUMILDE E QUERIDO POR MUITOS, COMEÇOU DE BAIXO, LUTOU, INOVOU E VEM REVOLUCIONANDO O SETOR EM TRÊS PONTAS.

O quadro Histórias de Vida, criado pelo portal Conexão Três Pontas (o primeiro a valorizar a pessoa em vida), tem o objetivo de homenagear, em vida, pessoas de todas as classes sociais, profissões, funções ou perfis, que tenham se destacado por trabalhos relevantes ou simples, por exemplos deixados ao longo dos anos, por um legado de amizades e respeito.

Fazer o homenageado saber que ele é importante, que escreveu uma linda história, que deixou seu nome gravado no município e em tanta gente, é nossa missão neste quadro. “Nada como sentir todo amor e gratidão em vida!” E hoje estamos merecidamente homenageando, recontando um pouco da história do querido e competente cabeleireiro e barbeiro Tiago Santos, o Tibil.

Tiago Santos Apolinário, o popular Tibil, filho de de Luiz Apolinário Filho e Maria Áurea Santos Apolinário, nasceu em Três Pontas, em 31 de agosto de 1992. Tem dois irmãos: Diogo e Diego.

Estudou no Colégio Estadual Deputado Teodósio Bandeira, cursando ali o primeiro e segundo graus. Mais tarde cursou Educação Física, até o sexto período, no Grupo Unis.

Começou a trabalhar como servente de pedreiro com apenas 13 anos de idade, ajudando seu pai. Até os 15 atuou no Moacyr Supermercado como empacotador, depois no Luciano Supermercado em serviços gerais.

Nesse meio tempo já fazia o cabelo do pessoal da sua casa, comprou uma maquininha de cortar cabelo na Festa do Padre Victor e começou a fazer curso de cabeleireiro, no ano de 2009, com a Raquel Cabeleireira. Batalhador, aguerrido, corajoso e disposto a vencer na vida, Tibil não mediu esforços para transformar seu sonho em realidade.

Inicialmente cortava o cabelo dos vizinhos, na horta de sua casa, no bairro Ponte Alta. Começava ali os primeiros passos daquele que se tornaria uma referência em Três Pontas nos anos seguintes.

Seu pai construiu uma área pequena na sua casa para que Tibil pudesse atender melhor seus poucos mais fiéis clientes naquele início difícil, de vacas magras. Um vizinho, que era barbeiro, acabou falecendo. Aí Tibil, apesar de jovem e já com mente empreendedora, de quem sabia onde queria chegar, pediu de presente de aniversário para o seu pai para que comprasse os materiais do barbeiro que faleceu. Isso foi feito, incluindo um espelho e uma cadeira, além de alguns itens de cabeleireiro…

Início das lutas e hoje com o sonho realizado.

_____continua depois da publicidade________

Já atuando mais como cabelereiro descobriu em São Paulo um curso de barbeiro e ele foi fazer. Começou a juntar dinheiro. Vieram mais outros sete cursos. Sempre com dificuldades, com pouco dinheiro, mas com boa vontade e garra de sobra! Seu talento, inclusive para desenhos, para cortes artísticos começou a chamar a atenção, o nome Tibil começava a ser conhecido. Passou então a dar aula de cabelo e barba em Boa Esperança e Nepomuceno.

Tibil sempre teve muita facilidade com desenho. E cada vez mais os desenhos que fazia na cabeça das pessoas o colocava em destaque. Assim, foi conseguindo uma clientela boa e foi reformando a barbearia simples.

Mas num determinado momento, toda aquela luta de anos, os investimentos, as dificuldades acabaram pesando e ele se cansou, pensou em desistir, pois o que tinha em mente ainda estava muito longe de ser alcançado. Mas, em mais uma reviravolta na sua vida, Tibil não se acomodou e, mais uma vez, quis inovar, buscar algo novo que pudesse lhe garantir um futuro melhor, financeiramente falando. Então resolveu fazer um curso com um dos maiores barbeiros do Brasil.

No primeiro dia já teve a ideia de como seria a sua própria barbearia, ali já se desenhava o que é hoje a renovada TIBIL BARBERSHOP, a mais concorrida e destacada barbearia de Três Pontas. Lá mesmo, no bairro Ponte Alta a coisa começou a ganhar o rumo que Tiago Santos sempre almejou…

Antes de abrir sua sonhada barbearia no centro de Três Pontas, Tibil, que se mantinha no bairro Ponte Alta inaugurava a segunda unidade, no bairro Padre Victor.

Trazer a barbearia para o centro da cidade e com um visual que realmente fosse inovador, pelo menos em Três Pontas, que se assemelhasse as principais barbearias das capitais brasileiras, era um novo desafio, já que apesar da ideia e da boa vontade faltava capital, faltava dinheiro suficiente para tornar a coisa uma realidade. Tibil então ligou para um amigo e pediu emprestado.

Com o dinheiro que lhe fora emprestado em mãos, Tibil encontrou o ponto comercial na Rua Bento de Brito (onde antes funcionou a sede de torcida organizada Estopim da Fiel) e se programou para a inauguração. Mas veio a pandemia, o auge das transmissões de um vírus desconhecido e com alta taxa de letalidade.

Com a melhora dos números do coronavírus, Tibil Barbershop dava seus primeiros passos no centro da cidade. Minucioso nos detalhes, cuidadoso com a preparação de seus ajudantes, transformou o visual do local em algo muito aconchegante e moderno. Incutiu na cabeça de sua equipe como deveriam trabalhar, como deveriam atender cada pessoa. E nesse sentido, todos falando a mesma língua, o sucesso chegou e em grande escala.

Bruno, Carlão e Tibil.

Trabalha com os melhores produtos do mercado, faz cabelo e barba dos homens apenas com hora marcada. E não falta cliente, muito pelo contrário! Atende uma média de 500 pessoas por mês. Instalou uma máquina de game para a diversão da garotada, colocou um freezer com as melhores cervejas e refrigerantes, tira-gostos, tevê de tela plana com os jogos de futebol que todos gostam e muito mais. Claro sem esquecer daquele bom bate papo, a conversa entre amigos que é um dos pontos fortes do ambiente. Ali nos sentimos em casa!

_____continua depois da publicidade________

É casado com Daniele Fonseca Ávila (sua companheira de lutas e sonhos) e tem uma filha, Paola Ávila Apolinário, de 7 anos.

É Flamenguista (ninguém é perfeito kkkkkk). É Católico e tem como principal hobby treinar musculação na academia.

Ele nos contou que seus pais são seus grandes incentivadores.

“Devo o meu sucesso aos meus pais e também a minha esposa. Meu sonho é viver bem, já que, graças a Deus, tudo que pensei eu realizei. Tenho minha família, amigos e profissão. Me sinto realizado e feliz”, disse Tibil.

Tibil não esqueceu suas origens, continua humilde, sorriso franco, amigo dos amigos, alto astral, piadista e perfeccionista, incansável no melhor resultado para a satisfação de seus clientes. Ele ainda ministra um curso por ano.

No aspecto social, realiza alguns eventos, doando um pouco do seu talento, partilhando um pouco de tudo que conquistou. No Dia das Crianças corta o cabelo da meninada de graça e no salão também faz algumas ações em prol dos menos favorecidos.

Por tudo isso que aqui lembramos, pela trajetória e, acima de tudo, pela vida de “sucesso” (sucesso que eu traduzo em um legado de amizades e a incansável busca dos seus sonhos), Tiago Santos, o Tibil, cabeleireiro, barbeiro, filho, irmão, pai, marido, amigo, ‘marombeiro’, é hoje, merecidamente, homenageado pelo Conexão Três Pontas, que contou sua linda História de Vida, e que resume sua pessoa, seu caráter e sua perseverança. No caminho estão lutas, vitórias, exemplos e um legado incontestável! Quem realmente quer, luta e vence!

INDIQUE PERSONAGENS PARA CONTARMOS NOVAS HISTÓRIAS DE VIDA

Se você conhece alguém, não importa idade, credo ou profissão, que tenha uma vida pautada pela ética, pelo trabalho, pela honestidade e acima de tudo pela amizade, por fazer o bem sem olhar a quem, entre em contato com nossa reportagem pelo tel/whats (35) 9 9975-4248 ou pelo e-mail conexaotrespontas@hotmail.com e nos ajude a homenagear, em vida, quem realmente merece.

 

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista / Editor Chefe

MTB 09816JP

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *