O Conexão Três Pontas recebeu a informação de que um incêndio numa mata próxima ao Trevo Padre Victor estaria causando pânico em moradores de uma fazenda, que solicitaram providências através do telefone da PM 190. Felizmente não houve feridos, apesar o tamanho das chamas que impressionaram. O Caminhão Pipa da Prefeitura Municipal de Três Pontas foi deslocado para conter as labaredas. A Guarda Civil Municipal também esteve no local e ajudou no rescaldo.
Quando chegamos ao local, Fazenda Honório, nas proximidades do Trevo Padre Victor, no início da estrada para a Faxina, o fogo ainda consumia uma proporção considerável da mata. Moradores disseram que as chamas quase chegaram numa das casas, o que causou muito pânico.
O Guarda Civil Municipal Mateus Oliveira Franklin (Foto acima) se desdobrou para conter a fúria do fogo. Já o motorista do Caminhão Pipa, José Luís Machado (Foto abaixo) disse ao Conexão que é assustadora a quantidade de chamadas em virtude das queimadas que acontecem diariamente.
“É um absurdo isso que está acontecendo. Todos os dias eu atendo a esse tipo de chamada, já que não temos Bombeiro em Três Pontas e posso assegurar que na maioria das vezes os incêndios são criminosos, praticados por mero vandalismo. Não são acidentais e nem provocados por bitucas de cigarro”, explicou.
Neste ano, vários focos de incêndio em matas de Três Pontas e adjacências já foram registrados. Em 2014 não foi diferente. Nossa reportagem recebeu diversas solicitações para que fizéssemos uma reportagem sobre o tema, pedindo mais fiscalização das autoridades e mais conscientização por parte das pessoas.
Como o tempo tem se mantido extremamente seco, por conta da falta de chuvas, a umidade do ar está muito baixa, o que tem agravado os casos de problemas respiratórios, principalmente em crianças. E esses casos que se multiplicam, de focos de incêndios, a maioria criminosos, só agrava a situação.