Boeing 737 caiu logo após decolar. Foi falha mecânica ou ato terrorista?
Um avião caiu na manhã desta quarta-feira (8) momentos depois de decolar do aeroporto Imam Khomeini, em Teerã, capital do Irã. A informação inicial era de que o Boeing 737 transportava 180 passageiros, mas foi corrigida para 176 pessoa, 167 passageiros e nove tripulantes. Todos eles foram confirmados mortos.
De acordo com a imprensa local, a queda se deve a problemas técnicos. O destino do Boeing, que pertencia à empresa Ukraine International Airlines, era a capital da Ucrânia, Kiev.
O governo do Irã informou que não entregará a caixa-preta do Boeing 737 ucraniano que caiu nesta quarta-feira (8/1) após decolar de Teerã. “Não daremos as caixas-pretas para o fabricante [Boeing], nem para os americanos”, afirmou o diretor da Organização da Aviação Civil do Irã, Ali Abedzadeh. A informação é da agência de notícias Mehr. Isso reforça a tese de atentado terrorista para muitos especialistas.
As equipes iranianas de busca e resgate encontraram as caixas-pretas do avião ucraniano por volta das 8h da manhã (horário de Brasília). Em nota, a Ukraine International Airlines, dona do avião, disse que a aeronave foi fabricada em 2016 e passou pela última vistoria técnica há dois dias.
As primeiras declarações do governo do Irã sugeriram uma pane técnica, confirmada pela embaixada da Ucrânia no Irã. Em nota, as autoridades ucranianas informaram que “uma falha no motor” teria causado o acidente e excluíram “a tese de um ataque terrorista”. Na sequência, esse trecho foi retirado de seu comunicado à imprensa.
O avião da Ukraine International Airlines com destino a Kiev, caiu sobre terras agrícolas em Khalaj Abad, no distrito de Shahriar, cerca de 45 quilômetros a noroeste do aeroporto internacional Imã Khomeini de Teerã.
No voo havia passageiros de 7 nacionalidades: 82 do Irã, 63 do Canadá, 11 da Ucrânia (9 tripulantes), 10 da Suécia, 4 do Afeganistão, 3 do Reino Unido, e outros 3 da Alemanha.
Fonte IstoÉ / Correio Braziliense
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras
0800 941 0808
OFERECIMENTO