CONEXÃO TRAZ NÚMEROS ALARMANTES DE AFOGAMENTOS NESTA ÉPOCA DO ANO
Infelizmente o jovem de 18 anos que nadava com amigos na tarde de hoje, 17 de Outubro, no Parque Municipal Vale do Sol, em Três Pontas, não resistiu e acabou morrendo, após ser levado pelo SAMU para o Pronto Atendimento Municipal de Três Pontas. Fabrício Almeida Silvério, de acordo com testemunhas, nadava com alguns amigos e em dado momento afundou e desapareceu.
O desespero tomou conta e a Polícia Militar foi acionada. Por sua vez, ela entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Varginha que se deslocou até o local, que já registrou no passado outros casos de afogamento.
Nesse meio tempo, um militar que estava fora de serviço foi até o local e isolou o perímetro onde acreditava, mediante os relatos de quem estava presente, de onde o jovem poderia estar.
Após cerca de 30 minutos o Corpo de Bombeiros chegou e utilizando as táticas de mergulho começou a vasculhar a região em questão. Fabrício foi encontrado a cerca de 2 metros de profundidade.
Ele foi resgatado e todas as manobras de ressuscitação foram feitas ainda no local, na esperança de salvar a vida do jovem.
O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência encaminhou a vítima até o Pronto Atendimento Municipal.
Muitas pessoas se aglomeraram no Vale do Sol para acompanhar o resgate e também se dirigiram ao PAM.
Infelizmente foi confirmada a morte do jovem Fabrício minutos após dar entrada na unidade de saúde.
O corpo deverá ser examinado no Instituto Médico Legal de Varginha e posteriormente liberado para velório e sepultamento.
Aos familiares e amigos os nossos sentimentos.
VERÃO E AFOGAMENTOS
Conforme conversamos com o Tenente Patrick, do Corpo de Bombeiros de Varginha, ainda no Vale do Sol, ele nos contou que anualmente, nessa mesma época do ano, devido ao forte calor, aumenta drasticamente a incidência de pessoas nadando em locais que, inclusive, proíbem a prática, alguns contando com placas de sinalização de proibição e outros até com seguranças.
Ainda conforme o tenente, a principal recomendação é nadar em locais apenas que são permitidos e que tenham um salva-vidas à disposição no local.
_____continua depois da publicidade________
MAIS DE 220 PESSOAS MORRERAM AFOGADAS EM MINAS GERAIS NOS ÚTIMOS 9 MESES
Minas Gerais registrou 227 afogamentos com morte entre janeiro e setembro deste ano. A maioria dos acidentes foram em meses quentes do ano, de acordo com levantamento do Corpo de Bombeiros.
Ainda segundo o levantamento dos bombeiros, a maior parte desses acidentes foi em rios e lagoas.
“No verão, os banhistas que entrarem em rios e lagos devem sempre estar acompanhados e, se possível, supervisionados por um salva-vidas. Ficar atento, principalmente sobre crianças. Além disso, o uso de bebidas alcoólicas é desaconselhado”, diz o Corpo de Bombeiros.
O Brasil registra, em média, três mortes de crianças e adolescentes por afogamento todos os dias. A informação foi divulgada pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, os afogamentos em balneários, rios e piscinas causam cinco mil e 700 mortes por ano no Brasil.
_____continua depois da publicidade________
PRINCIPAIS CAUSAS DE AFOGAMENTO
_Falta de habilidade na natação;
_Falta de conhecimento a respeito do local em que se nada;
_Cansaço do nadador;
_Traumatismo por mergulho em águas rasas ou com pedras;
_Cãibras;
_Uso de álcool;
_Problemas de saúde, como infartos e crises convulsivas.
GOSTOU DESTA REPORTAGEM?
O Conexão Três Pontas é um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.
Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.
Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.
Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.
Venha para a Família Conexão Três Pontas.
Conexão é jornalismo que faz diferença!
#conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #rogercampos#minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #instagram #twitter #saúde #educação #política #policial #crime #economia #governofederal #trêspontas
Roger Campos