Oferecimento:

Banner-Interno_Vestibular_Institucional

Vítima de um câncer no pâncreas, o Padre Cláudio Romero Vanelli faleceu nesta segunda-feira (25) em Lavras. O religioso tinha 58 anos e atuava na Paróquia Cristo Bom Pastor, de Elói Mendes(MG) há três anos. Ele ficou conhecido na cidade por celebrar o ritual da queima das cruzes na Sexta-feira da Paixão.

Cláudio Romero nasceu em Monsenhor Paulo (MG) em 1958. Em janeiro de 1984, foi ordenado sacerdote, em Santana da Vargem (MG), por Dom Luciano Mendes de Almeida. Trabalhou em paróquias nas cidades de Guapé (MG), Campo do Meio (MG), Coqueiral (MG), Cristina (MG) e Lambari (MG).

Ele é de família daqui, mas foi criado em Santana da Vargem. Estudou e trabalhou aqui antes do seminário. Como seus pais estão enterrados, sua vontade era ser enterrado também aqui.

DSC_0006

O corpo do Padre Cláudio foi velado na Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda em Três Pontas desde às 23:30 desta segunda-feira. Na manhã de hoje, terça-feira, centenas de fiéis e religiosos foram se despedir ainda na Igreja Matriz, onde o Bispo Dom Pedro celebrou uma Missa.

DSC_0005
A Igreja estava lotada e muitas coroas de flores homenagearam o sacerdote.
DSC_0002
Dentre os religiosos presentes estava o Padre Roberto Donizete, muito querido em Três Pontas.
DSC_0003
Muitos fiéis choraram diante do caixão, mostrando o carinho e amor pelo Padre Cláudio.

Na sequência, o cortejo em direção ao Cemitério Municipal onde haverá em instantes o seu sepultamento.

DSC_0008

Biografia

Padre Cláudio nasceu em Monsenhor Paulo no dia nove de janeiro de 1958, filho de José Vanelli e Maria Aparecida Silveira Vanelli, naturais de Três Pontas. Em 1960 veio morar em Santana da Vargem onde fez o primário e o ginasial. Durante este período, buscou trabalhar um pouco na roça e também como servente de pedreiro, mais tarde como balconista em um bar. Terminado o ginasial, com muitas dificuldades, morando em Santana, foi cursar o Técnico em Contabilidade, em Três Pontas, cidade próxima, mas o ir e vir todos os dias era penoso por depender de caronas e, muitas das vezes, o retorno era a pé (17km). Em algumas ocasiões perambulava pela praça vazia esperando a aurora chegar para tomar o primeiro ônibus – seis da manhã – e ir para o serviço. Também trabalhou como oleiro na fabricação de tijolos.
Mais tarde, com tentativas de busca de emprego em Três Pontas, conseguiu por um certo tempo trabalhar como auxiliar de limpeza no Clube Trespontano, depois no comércio de vendas de parafusos e acessórios e no bar da rodoviária. Tudo isto durou pouco até conseguir trabalhar em um escritório de contabilidade, onde pode sentir que ali seria a sua “praia”.
Ao mesmo tempo, participando do Grupo de Jovens, foi despertado ao reencontro de uma vocação calada desde a infância. Através do Padre Pepê, da Comunidade Magnificat, fez algumas jornadas e experiências em encontros e este o apresentou como candidato ao Seminário de Filosofia, em Três Corações, no ano de 1977. Ali pôde concluir o curso em 1980, dirigindo-se em seguida para Taubaté para o Convento dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, onde cursou Teologia de 1980 a 1984.
Ordenou-se diácono em julho de 1983, na cidade de Monteiro Lobato – SP, Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, pelo Bispo Dom Eusébio Oscar Sheid e em janeiro de 1984, no dia 14, foi ordenado sacerdote, em Santana da Vargem, pelo saudoso Dom Luciano Mendes de Almeida.
Designado para Elói Mendes, Paróquia Divino Espírito Santo, trabalhou por 10 meses; depois em Cristina, também Paróquia do Divino, por 5 anos; fez uma transição por Guapé, Paróquia São Francisco de Assis, por 5 meses; depois nomeado para Campo do Meio, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, por 3 anos; Coqueiral, Paróquia Divino Espírito Santo, por 10 anos, até chegar nas Águas Virtuosas de Lambari, aos 27 dias de fevereiro de 2004, completando 9 anos. Posteriormente, foi transferido para a Paróquia Cristo Bom Pastor, de Elói Mendes, permanecendo durante estes três anos, como Administrador Paroquial.

(Fontes: G1 Sul de Minas e Café Mutuca)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *