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O leite superou o feijão e se tornou o principal responsável pelo aumento do custo de vida do brasileiro.

A alta no preço da bebida passou de sete por cento, na primeira medição de agosto do Índice Geral de Preços Mercado, o IGP-M, apurado pela Fundação Getúlio Vargas.

O aumento é consequência do que acontece no campo.

Primeiro porque, no inverno, os pastos ficam secos e os criadores precisam gastar mais dinheiro com alimentação para o gado. Segundo porque o preço do milho, principal produto da ração, está nas alturas.

Além do leite, também passaram a pesar mais no bolso do brasileiro os perfumes, o plano de saúde e as refeições fora de casa.

Por outro lado, alimentos como batata, tomate e cebola ficaram mais baratos.

No geral, porém, o IGP-M não registrou variação, na primeira medição de agosto.

Além dos preços cobrados diretamente dos consumidores, a FGV leva em conta o custo da construção civil, que cresceu 0,1 por cento. E ainda os custos dos produtores, que, na média, estão menores.

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