O Conexão Três Pontas, ampliando sua cobertura de matérias/assuntos, renovando e aprimorando seu conteúdo, está agregando muito valor ao seu trabalho com a chegada de novos profissionais que passam a fazer parte do time de colunistas. E uma delas é a jovem promissora Gabriela Petrucci, estudante de jornalismo e apaixonada por moda. Cabe a ela a assinatura da coluna Figurino do Século, que falará sobre moda, um assunto cada vez mais em alta.
Vamos ao primeiro tema:
SUSTENTABILIDADE NÃO É UMA TENDÊNCIA, É UMA NECESSIDADE!
A Revista Vogue reuniu varias grifes e marcas que vêm procurando dar um novo significado à moda, criando roupas com princípios de sustentabilidade, produção justa, economia, desenvolvimento social e empoderamento feminino. A coordenadora de moda do Sebrae Fabiana Pereira Leite, que está a frente do projeto Moda Sustentável conta que acompanhou 40 grifes durante 15 meses para ajuda-las a criar os cinco pilares de sustentabilidade. São eles: social, ambiental, econômico, territorial e cultural.
As marcas que têm este propósito e ter uma tag que discrimina todos os custos de cada peça, dos aviamentos aos impostos e valores operacionais. têm como objetivo despertar no cliente o interesse e a preocupação com o que ele consome. Assim estará incentivando praticas mais éticas. Natália Paes, da grife carioca Augustana, conta que está sendo incluída nas etiquetas das roupas a procedência das matérias-primas (se são 100% brasileiras, biodegradáveis, veganas, etc.).
No Brasil há uma parceria com a Malha (espaço no Rio de Janeiro que conecta designers, empreendedores, produtores, fornecedores e consumidores em prol de criações colaborativas, locais e sustentáveis) com o intuito de ações como incubação de jovens marcas e cursos para reverberar inovações. O sistema fashion está cada vez mais rápido e descartando produtos com igual velocidade.
Leslie Johnston diretora executiva global do instituto afirma que “é preciso mudar a maneira de olhar a moda, com peças que são, desde a perspectiva do design, criadas para fluir, não morrer”.
Gabriela Petrucci
Estudante de Jornalismo
Especializada em Moda
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras