Novas combinações são criadas e fazem referência a músicas do cantor. Objetivo é valorizar bebida e mostrar que o café também pode ser ‘chique’.
Não importa se é em pequena ou em grande quantidade. Se o consumo é de apenas uma xícara ou várias delas. É difícil encontrar alguém que não goste de tomar pelo menos um pouquinho de café para despertar e ter forças para suportar o dia a dia. O que pouca gente sabe é que essa bebida, tão famosa e presente nos nossos dias, tem se valorizado e se tornado uma bebida nobre, uma bebida “chique”. Em Três Pontas (MG), drinks à base de café ganharam até nomes de músicas do cantor Milton Nascimento, que cresceu na cidade.
“Como aqui é a terra do café e nós temos o Milton Nascimento, nós quisemos fazer essa homenagem batizando os nomes das músicas. O café hoje está ganhando cada vez mais essa tendência de ser mais sofisticado, assim como o vinho. O café de qualidade está sendo muito valorizado e a tendência é das pessoas quererem experimentar coisas novas”, diz a barista Rosa Gabriele Mendonça Paiva, responsável por criar combinações à base de café em uma cafeteria recém-inaugurada na cidade.
Um dos destaques é o “Maria, Maria”, o único drink alcoólico da casa, feito à base do café.
“O ‘Maria, Maria’ é um drink alcoólico, que tem a parte quente com Nutella, que é o creme de avelã com licor de chocolate e o café quente, e um creme à base de leite fresco, que é um creme frio. Então a gente tem duas sensações ao tomar esse drink. É um toque, um licor bem leve, bem suave. É um drink bem saboroso, mas com um toque de sofisticação”, explica a barista.
Quem está acostumado a tomar somente aquele café simples do dia a dia se surpreende com as novas possibilidades que o grão pode oferecer.
“O café me conquistou, é uma bebida muito interessante. Não sei quais os efeitos medicinais, mas eu gosto muito de café, sem açúcar ou nenhum tipo de adoçante. Os especiais, esses eu não conhecia, tô conhecendo agora. Quem sabe não pode se tornar parte do hábito. Não sei diferenciar o café, mas quem sabe a gente pode fazer um curso e entender mais sobre a bebida”, disse o engenheiro mecânico Jacy Gonçalves.
A plantação de café no Sul de Minas tem 200 anos, mas, nos últimos 20, as cafeterias deram um salto de qualidade, entraram nas capitais. Estamos entrando em um novo estágio do café. O café está virando uma bebida prazerosa, saudável e está na moda.
Informações: G1 Sul de Minas