Ao todo serão 10 trechos que compreendem diversas cidades da região.
Estradas estaduais que passam por Varginha estão na mira do Governo de Minas para concessão à iniciativa privada. Um grupo de empresas mostrou interesse em adquirir o Lote 8 com 391 km de extensão o que pode acontecer no segundo semestre.
No ano passado o Governo de Minas publicou o que se chamou de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) sobre as estradas mineiras. O grupo formado pelas empresas Barbosa Mello Participações e Investimentos, CCR, Construtora Cowan, EcoRodovias, Hap Engenharia e Construtora Norberto Odebrecht manifestou interesse por 3.286 quilômetros de rodovias, incluindo o lote 8 chamado Varginha.
O desejo de transferir para a iniciativa privada os custos da manutenção das estradas sob gestão do Estado foi anunciado em maio do ano passado. Na ocasião, Fernando Pimentel estimou que haveria interesse para pelo menos 12 mil km.
Atualmente, o governo estadual gasta R$ 378,95 milhões por ano para manter as estradas. A Setop informa que em 2015 foram investidos R$ 277,9 milhões em obras de manutenção e conservação, e R$ 101,05 milhões em construção e ampliação.
No atual momento do país, com retração de 4,9% do PIB mineiro, segundo a Fundação João Pinheiro (FJP), o professor de logística empresarial da Fumec, Delmi Vicente de Carvalho, afirma que a privatização pode ser um caminho inteligente para aliviar os gastos públicos, desde que prevaleça o interesse técnico e não o político. “É uma boa saída sim, mas só se os projetos forem muito bem elaborados, voltados para melhorias nas rodovias e atração de desenvolvimento. Se for para contemplar interesses políticos de um ou outro governante, então pode criar um ambiente de corrupção”, alerta.
O especialista defende que os modelos de concessão sejam construídos a partir de uma profunda análise do custo-benefício. “Não dá para fazer por fazer, tem que avaliar se os trechos interligados têm relevância e se a concessão vai atrair desenvolvimento econômico. E tem que ter fiscalização intensa por parte do governo”, ressalta Carvalho.
Lote 8, com 391 km tem os seguintes trechos:
– BR-491 – Trecho entre Entr. BR-381 (Três Corações) e Varginha, com extensão de 23,0 Km;
– BR-491 – Trecho entre Varginha e Alfenas, com extensão de 67,0 Km;
– BR-491 – Trecho entre Alfenas e Guaxupé, com extensão de 102,0 Km;
– MG-167 – Trecho entre Varginha e Santana da Vargem, com extensão de 44,0 Km;
– BR-265 – Trecho entre Santana da Vargem e Entr. BR-369 (p/ Boa Esperança); com extensão de 22,0 Km;
– BR-369 – Trecho entre Alfenas e Campos Gerais, com extensão de 34,0 Km;
– BR-369 – Trecho entre Campos Gerais e Entr. BR-265 (p/ Boa Esperança), com extensão de 25,0 Km;
– MG-167 – Trecho entre Entr. BR-381 e Três Corações, com extensão de 10,0 Km;
– MG-167 – Trecho entre Três Corações e Entr. BR-267 (Cambuquira); com extensão de 20,0 Km;
– BR-267 – Trecho entre Entr. MG-167 (Cambuquira) e Entr. BR-354 (Caxambu), com extensão de 44,0 Km.
(Com informações de A Gazeta de Varginha)