A EXEMPLO DO OCORREU EM 2023, MAIS UM PAI DENUNCIA MAUS TRATOS NAQUELA CRECHE; PREFEITURA JÁ AFASTOU A SUSPEITA.

Pais voltaram a reclamar e a questionar alguns procedimentos adotados no CMEI Pedacinho de Céu, popularmente chamado de creche. E não é a primeira vez que isso acontece. No ano passado a creche virou notícia policial. Nesta semana mais uma vez, um pai de uma criança que é assistida no CMEI Pedacinho de Céu, voltou a questionar algumas situações. A denúncia desta vez trata de uma suposta agressão cometida por uma educadora daquela creche contra uma criança. Motivo pelo qual a própria direção do estabelecimento acionou a Polícia Militar para que o suposto fato fosse investigado.

A PM teve acesso às imagens das câmeras de segurança no dia em que a suposta agressão teria acontecido.

A Polícia Militar não teria encontrado nenhuma agressão contra crianças naquele estabelecimento, no referido dia, de acordo com as imagens que foram analisadas. Mas destacou uma ação energética de uma profissional contra duas crianças, durante a troca de fraldas e de roupas.

Essa nova denúncia também será investigada, A exemplo do que aconteceu, no outro caso registrado em 2023, que também ganhou destaque na mídia.

De acordo com as informações apuradas, foi registrado um Boletim de Ocorrência e a profissional foi preventivamente afastada, dentre outras medidas tomadas de forma imediata pela Secretaria Municipal de Educação.

Através de nota oficial, a Prefeitura de Três Pontas, através da secretaria, informou que todas as medidas administrativas e judiciais estão sendo tomadas diante do que teria de fato ocorrido no último dia 10 de outubro.

O Conselho Tutelar também foi informado sobre a situação e acompanha o caso.

A Secretaria Municipal de Educação afirma o seu compromisso fundamental com a qualidade na Educação e o tratamento digno e amável de todas as crianças, lembrou que não compactua com nenhum ato de violência, que trabalha insistentemente para melhoria na qualidade da educação e seguirá monitorando e acompanhando de perto esse caso e de forma preventiva tudo o que acontece em todas as unidades de educação do Município.

A Polícia Civil, a exemplo do que aconteceu em maio de 2023, no outro caso que relembramos abaixo, deverá instaurar novo inquérito para as investigações devidas.

MAIO DE 2023

As denúncias de maus-tratos que teriam supostamente ocorrido no Centro Municipal de Educação Infantil Pedacinho de Céu, no bairro Cohab em Três Pontas, ganharam grande repercussão nas redes sociais e também nos grupos do whatsapp. A denúncia trata de supostos maus-tratos cometidos por uma servidora nos cuidados básicos com as crianças e que teria sido captado em imagens pelo circuito de câmeras de segurança do local. Delegado e Prefeitura se manifestaram. Pais se reuniram e esperaram punição aos envolvidos.

O caso gerou bastante revolta na cidade, principalmente por parte dos pais das crianças que ali são assistidas, porém, até que as investigações da Polícia Civil fossem concluídas, tratou-se, possivelmente, de um caso isolado.

_____continua depois da publicidade________

Assim que a Prefeitura Municipal de Três Pontas, responsável pela creche, tomou conhecimento do fato, ela comunicou imediatamente a Procuradoria-Geral do Município e também o Conselho Tutelar.

A servidora em questão, que teve o seu nome mantido em sigilo, foi demitida imediatamente. As investigações também trataram de possível participação de outras servidoras que teriam presenciado os maus-tratos. Uma fonoaudióloga, que atuava na creche, teria ouvido o choro de uma criança e ao apurar o ocorrido teria presenciado os maus-tratos por parte da ex-servidora.

A Delegacia da Polícia Civil informou à época que o inquérito que investigou o caso como prioridade foi aberto, onde os envolvidos foram ouvidos.

NOTA DA PREFEITURA DE TRÊS PONTAS, NA ÉPOCA

“Diante das recentes manifestações de pais, mães e responsáveis de alunos do CMEI Pedacinho do Céu, o Município de Três Pontas vem prestar os seguintes esclarecimentos:

Através de câmeras de vídeo, servidores do CMEI Pedacinho do Céu acionaram a Sra. Secretária Municipal de Educação para apurar eventuais maus-tratos às crianças que estavam sob a responsabilidade de uma única servidora. Ato contínuo, de posse das imagens a Secretária de Educação AFASTOU DE IMEDIATO a servidora em questão e, posteriormente, encaminhou toda a documentação à Procuradoria Municipal. Esta, por sua vez, entendeu que era o caso de rescisão contratual e acionou o Conselho Tutelar e a Polícia Civil, conforme determina a lei.

Relevante ressaltar, que tanto o Conselho Tutelar, bem como, a Polícia Civil já instauraram os devidos procedimentos para apuração dos fatos, inclusive para identificar os responsáveis legais das crianças vítimas.

Desta forma, o Município de Três Pontas através da Secretaria de Educação prestará toda assistência às vítimas e suas famílias, pugnando, por ora, que sejam preservadas suas identidades, até mesmo em decorrência do sigilo que o caso requer.

_____continua depois da publicidade________

Com relação aos demais pais, mães e responsáveis de crianças das creches municipais, no momento oportuno, a Secretaria de Educação prestará todos os esclarecimentos, inclusive em relação às investigações que já estão em andamento, ressaltando, desde já, que as vítimas não foram lesionadas fisicamente, inobstante a gravidade dos fatos.”

PAIS SE REUNIRAM PARA COBRAR PROVIDÊNCIAS E PUNIÇÃO SOBRE O CASO DE 2023

Autoridades municipais se reuniram com pais e responsáveis das crianças assistidas pelo Centro Municipal de Educação Infantil Pedacinho de Céu.

Durante a reunião os pais se mostraram bastante apreensivos e ao mesmo tempo revoltados com a situação, cobrando respostas sobre as investigações e sobre a punição dos envolvidos, caso se confirme a participação de mais pessoas, além da servidora do maternal 1, que atende crianças na faixa etária dos dois anos de idade.

Novas informações dão conta de que a situação de maus-tratos teria ocorrido no início do mês de maio de 2023, mas o fato, que já havia sido denunciado ao Conselho Tutelar e também à Polícia Civil, só veio à tona depois da grande repercussão nas mídias sociais.

O chefe do Executivo Municipal, Prefeito Marcelo Chaves Garcia, fez questão, na época do fato, de se posicionar, afirmando que a Administração Municipal tem se esforçado ao máximo para oferecer o melhor para a população em todas as áreas, incluindo a Educação. Também falou do empenho para que as investigações avançassem no sentido de esclarecer o que de fato teria ocorrido e, confirmando a denúncia, responsabilizar judicialmente os culpados.

 

GOSTOU DESTA REPORTAGEM?

Conexão Três Pontas é um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.

Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.

Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.

Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.

Venha para a Família Conexão Três Pontas.

Conexão é jornalismo que faz diferença!

#conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #rogercampos#minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #instagram #twitter #saúde #educação #política #policial #crime #economia #governofederal #trêspontas

 

Roger Campos

Jornalista / Editor Chefe

MTB 09816JP

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO