“Minha maior alegria é distribuir alegria”, disse o treinador após carimbar viagem para a Rússia em 2018
Duzentos milhões em ação, pra frente Brasil, salve a Seleção! Pode comemorar!!! A Seleção Brasileira está classificada para a Copa do Mundo da Rússia em 2018. Apesar do início turbulento e absolutamente desacreditado, ainda no comando de Dunga, o plantel canarinho engatou a quinta marcha e com Tite contabilizou nesta terça-feira (28) inéditas oito vitórias em oito jogos disputados. A única seleção a estar presente em todas as copas.
Há tempos que uma das grandes paixões brasileiras deixou de atrair olhares, representar o amor e alegria de seu povo. A Seleção Brasileira desde o vexame histórico do 7 a 1 para a Alemanha, em casa, na Copa de 2014, deixou de ter aquele peso, aquela importância para o brasileiro e também para o mundo do futebol. Mas é preciso lembrar que o fiasco em casa tinha um comandante, Felipão, que em 2002 foi campeão do mundo, com aquela equipe que tinha Ronaldo e Rivaldo voando. Veio Dunga, brigando com a imprensa, sisudo, cara feia, retranca. Alguns bons resultados, mas total desconfiança. A geração Dunga ficou negativamente marcada, mas lembremos que ele foi o capitão do tetra em 1994.
Nessas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia a Seleção Brasileira estava mal com Dunga, somava apenas 9 pontos e via cada vez mais real a possibilidade inédita e catastrófica de ficar de fora de um mundial. Eis que surge Tite, mais que um técnico um estrategista; mais que um amigo um pai; mais que um observador um verdadeiro recuperador de jogadores.
Tite implantou sua filosofia, dentro de campo com clareza, fora dele com humildade e simplicidade, tratando a todos da mesma forma. Tite mudou a cara, resgatou o amor que temos pela camisa amarelinha. Voltamos a bater no peito e gritar ‘o campeão voltou’. Com 33 pontos e com a derrota do Uruguai para o Peru, o Brasil se tornou a primeira seleção classificada para o Mundial da Rússia, sem contar, claro, as donas da casa, garantida como país sede.
Tite fez história no Corinthians. Ganhou um Paulista, dois Brasileiros, uma inédita Libertadores, um Mundial de Clubes e uma Recopa. O maestro era pedido na Seleção. Estudou lá fora e aceitou o convite. Recolocou a Seleção Brasileira no topo. Hoje o mundo se pergunta quem é Tite? O que ele fez com a nossa Seleção? De onde vem tantas vitórias seguidas?
Segundo Tite, vem do trabalho coletivo, de dividir funções e de saber que cada peça é importante e não apenas ele. Pela primeira vez na história um técnico da Seleção Brasileira é aclamado, aplaudido e ovacionado num estádio de futebol, tendo o seu nome gritado mais forte que do maior craque, Neymar.
A Rússia é logo ali. O Mundial está garantido com o Brasil. O hexa está chegando. Você tem alguma dúvida disso?
Por hora, obrigado Tite, obrigado maestro! Ôôôôô o Campeão Voltou!!!
Roger Campos
Jornalista
(MTB 09816)