Assim como a sociedade de uma forma geral, os jornalistas têm uma tarefa árdua e inédita pela frente. Afinal de contas é a primeira vez que estamos nos deparando com uma realidade tão complexa e que exige tanto dos profissionais da comunicação.

Os desafios dos jornalistas atualmente são muitos, desde a necessidade de apurar, se envolver e produzir reportagens atuais e acima de tudo coerentes e responsáveis sobre o tema coronavírus. Em meio à necessidade ou recomendações de isolamento social, cabe aos jornalistas se desdobraram para garimpar as melhores informações para alimentar o seu público.

Como se isso já não fosse o bastante, vivemos um período em que os jornalistas são colocados à prova a todo instante, a começar pelo governo federal na figura do seu presidente Jair Bolsonaro que diariamente mantém o relacionamento com os profissionais da informação de uma maneira áspera e rude, enquanto, não se pode negar, é atacado de todas as formas por parte da mídia, como nunca se viu.

Além disso ainda convivemos com todo o universo das fake News, uma realidade que acabará separando o joio do trigo em relação aos bons profissionais, onde aqueles que se sobressaírem conquistarão respeito e sua vaga no mercado de trabalho.

Infelizmente assim como na economia de uma forma geral os efeitos causados pelo coronavírus no Jornalismo são grandes, inclusive no aspecto da diminuição de efetivo de profissionais atuando já que algumas demissões têm ocorrido com o propósito de enxugar os gastos fazendo com que aqueles que almejam manter seus trabalhos acabem sendo obrigados a exercer mais de uma função.

No meu ponto de vista o mercado de trabalho para os futuros jornalistas vive um período difícil onde algumas portas devem se encontrar fechadas obrigando muitos profissionais a trabalharem por conta própria como por exemplo em blogs, sites, podcast, YouTube e outras ferramentas.

O que é certo é que o coronavírus trouxe e deixará de herança uma grande mudança nas relações interpessoais e na forma como encaramos o nosso trabalho independente da profissão. Aquele jornalista que continuar trabalhando com afinco e amor mesmo que encontre algumas dificuldades terá o seu lugar ao sol se adaptando ao chamado novo normal.

Como dica lembro que o estudo, a busca incessante pelo conhecimento acaba sendo um grande aliado no sonho de estabilidade e crescimento na vida de qualquer jornalista. Juntos iremos superar esta fase difícil e mostrar o quão importante é e continuará sendo a figura de um jornalista.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *