Fiéis poderão circular ao redor da nova imagem com os restos mortais de Padre Victor
A Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda já está passando por uma série de modificações em decorrência do anúncio da confirmação da beatificação de Padre Victor. Este ano, Três Pontas terá duas datas importantes em seu calendário religioso: o tradicional 23 de setembro, Dia de Padre Victor, com toda festa, a maciça presença de romeiros e o comércio ambulante; e, o dia 14 de novembro, data em que será celebrada uma Missa em Ação de Graças pela beatificação do Anjo Tutelar do Município. O horário não foi definido.
Por isso algumas alterações já estão em fase acelerada. O pároco da Matriz, Padre Ednaldo Barbosa, explicou ao Conexão a principal mudança que ocorrerá no lado esquerdo do altar, onde atualmente foram colocados tapumes (anteparo de madeira com que se veda a entrada numa área, numa construção). Ele revela que a grande mudança será a retirada das relíquias (restos mortais) de Padre Victor, do fundo da Igreja, passando para esse setor, ao lado do altar, ganhando inclusive uma nova imagem do agora Beato Padre Victor, feita na Itália.
“Ali, do lado esquerdo do altar principal da Igreja, será construído um novo altar para receber os restos mortais do Venerável Padre Victor com a imagem dele deitado. Mas quero dizer que a imagem oficial do Padre Victor, que está sendo elaborada, ficará na entrada da Igreja Matriz d’Ajuda. Ou seja, nós teremos uma imagem dele deitado nesse novo espaço dedicado a ele e uma outra, em pé, na entrada da Igreja, próximo a imagem de Santo Antônio”, explicou.
Ainda de acordo com o Padre Ednaldo o altar dedicado ao Padre Victor será feito de pedra, com a colocação de uma urna que já está sendo providenciada na Itália, juntamente com a nova imagem do candidato a santo.
“Será um espaço exclusivo do Padre Victor. As imagens que ficavam naquele local, que são de São Francisco, São Sebastião e São José serão reposicionadas nos altares laterais. Os restos mortais do Padre Victor continuarão numa posição de lado, porém a grande novidade é que os fiéis que chegarem até ele poderão dar uma volta completa ao redor da imagem com suas relíquias. O fiel poderá passar não apenas na frente, mas também em volta da urna com seus restos mortais. A nova imagem que está sendo criada na Itália é linda e toda feita em cera”, ressaltou.
Padre Ednaldo concluiu explicando que toda a parte de alvenaria, todas as rampas de acesso que serão construídas para dar acessibilidade aos deficientes físicos, deverá estar pronta para a Festa do Padre Victor em 23 de setembro. Mas a mudança de lugar dos restos mortais só acontecerá durante a Missa de Beatificação, possivelmente em novembro. A Igreja está recebendo ainda manutenção elétrica e limpeza.