A Páscoa de 2018 será mais cara e mais “magra”. Empresários do setor de chocolate exploraram no mercado em 2017 ovos menores do que os lançados em anos anteriores e repassam aos consumidores a inflação de dois dígitos que marcou a economia brasileira em 2017. O empresário supermercadista Denilson Lamaita Miranda, proprietário do Moacyr Supermercado, falou ao Conexão sobre os preços dos ovos de páscoa e também dos pescados, muito procurados durante a quaresma. Ele ressalta que os ovos de Páscoa estão perdendo espaço para as caixas de bombons e as barras de chocolate: “Cada vez mais se comercializa uma quantidade menor de ovos de Páscoa”!
“O preço dos pescados realmente está alto, porque são cotados em dólar, na grande maioria, como o bacalhau. Em 2017 a alta em comparação com o ano anterior foi de torno de 50%. E pra este ano os preços estão iguais ao mesmo período do ano passado. A procura realmente está menor neste ano e o que posso dizer é que verdadeiramente os pescados estão ainda caros, se compararmos com 2016, há dois anos atrás, infelizmente”, pontuou.
Sobre os ovos de páscoa, no ano passado as empresas vendiam os produtos com um peso médio de 400g, por exemplo. Agora, essa média será de 250g. Em alguns casos, pode ser que as empresas apostem em menos brindes e produtos licenciados. A produção de chocolates entre janeiro e setembro de 2017 foi 10% inferior à registrada no mesmo período do ano anterior.
“Os ovos de páscoa também sofreram um aumento no preço em 2017, em torno de 10 a 15% e por isso nós compramos menos nos últimos anos. Esse ano os preços estão praticamente iguais aos do ano anterior. O consumidor não vai comprar a mesma quantidade que em 2016 e certamente será igual ou até menor que em 2017. Esperamos uma retração em comparação com o mesmo período do ano anterior, no máximo igualar a 2017. Também devemos dizer que há uma mudança nas compras de ovos. Em 2016 os ovos menores foram mais procurados e no ano passado também. Ovos mais caros, com brinquedos, por exemplo, estão sendo descartados. Caixas de bombons são sempre muito vendidas, Os ovos estão perdendo espaço para as caixas de bombons e as barras de chocolate”, concluiu Denilson.
Oferecimento:
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras