Vereador Sérgio Silva se diz preocupado com impasse entre empresas do setor. Assefarma falou ao Conexão.

O Conexão Três Pontas foi procurado pelo vereador Sérgio Eugênio Silva que revelou estar havendo um certo desentendimento entre as farmácias tradicionais de Três Pontas que fazem parte do esquema de plantão aos finais de semana e feriados e as novas farmácias (farmácias de rede) vindas de outras cidades. Esse impasse poderá resultar na extinção dos plantões. Alguns entendem que isto manteria mais farmácias abertas em dias e horários alternativos. Outros acreditam que a população poderá ser prejudicada, pois, em determinado momento (feriado, domingo, etc.) a cidade poderá não ter nenhuma farmácia funcionando.

De acordo com o vereador Sérgio “as farmácias ‘de fora’ não quiseram participar do esquema de plantão por conta do ‘livre comércio’, podendo abrir a qualquer dia e horário. Isso teria descontentado aquelas que participam dos plantões e hoje, feriado de 1º de janeiro, nenhuma delas pegou o plantão. Quem precisar de medicamento ou outros produtos de farmácia precisará se dirigir até uma das empresas vindas de fora, as farmácias de rede que porventura estejam abertas”.

Nossa reportagem havia solicitado ontem (31) o envio do plantão de hoje e deste próximo final de semana. Mas nos foi passado que, pelo menos o de hoje não aconteceria, tanto que, de fato, não foi divulgado na página oficial da Prefeitura Municipal de Três Pontas.

Último plantão divulgado no site da Prefeitura Municipal de Três Pontas. O de hoje, (01º de janeiro de 2021) não consta. E, segundo a Assefarma, não há plantão nesta sexta-feira.

O Conexão Três Pontas conversou com representantes e o presidente da Assefarma, Associação das Farmácias de Três Pontas, no início da tarde de hoje (01º). Um deles nos disse que os plantões funcionavam perfeitamente, envolvendo cerca de 20 farmácias, até a chegada de uma determinada farmácia. “O que é certo tem que ser certo para todo mundo. Eles não têm alvará para funcionar em horários e dias diferentes do nosso e mesmo assim continuam, pois parecem não se importar com multas. E com a chegada de outras farmácias que também não quiseram participar do esquema de plantões, a situação ficou complicada. Sem contar que uma delas sequer tem um farmacêutico de forma presencial, como é exigido ao setor. E nada acontece. Infelizmente a informação que vocês apuraram junto ao vereador é verdadeira e os plantões podem acabar, tanto que três empresas desistiram de participar”, declarou o representante de uma farmácia instalada na Praça Cônego Vítor.

A direção da Assefarma disse ao Conexão, através do presidente Alan Oliveira Carvalho, que um advogado está cuidando dos interesses da associação. Segundo a Assefarma as farmácias que não estão seguindo o esquema de plantão estariam operando através de liminar da Justiça. “Infelizmente o esquema de plantão realmente está balançando. Das empresas que participavam, três já decidiram sair dos plantões por conta do que vem ocorrendo com as farmácias de rede ou as farmácias vindas de fora. Americana, Ultrapopular e Natus Farma estão deixando os plantões”, revelou.

Ainda conforme a Assefarma, “ao contrário do que alguns podem imaginar, não ter esquema de plantão poderá resultar no fechamento de todas as farmácias num determinado dia, num feriado ou domingo, por exemplo, deixando a população na mão, sem encontrar uma única unidade aberta sequer”.

“Por enquanto, a maioria das farmácias que participava dos plantões está disposta a manter o serviço. Vamos ter uma definição em breve e mesmo aquelas três que optaram agora por deixar o plantão são favoráveis que ele continue, mas que congregue a todas as farmácias, dando a cada uma delas os mesmos direitos e deveres, fazendo com que elas retornem aos plantões”, pontuou.

Alan revelou ainda que, por conta da saída das farmácias citadas, a Assefarma não teve tempo hábil para encaminhar o plantão de hoje à Secretaria Municipal de Saúde (Vigilância Sanitária) que, por sua vez, solicita a publicação no site oficial da Prefeitura Municipal. “Já estamos reorganizando a escala dos plantões para que a população possa ser informada”, concluiu.

O Conexão tentou contato com os responsáveis pelas farmácias Araújo, ABC e Drogasil, mas pelo fato de seus representantes não se encontrarem em Três Pontas e ainda por ser feriado, não obtivemos êxito até o fechamento desta reportagem. O Conexão Três Pontas oferece o mesmo espaço e a oportunidade para que todos os envolvidos se manifestem e tragam novas informações sobre o funcionamento das farmácias no município, um serviço de extrema importância para a população.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *