Apenas 62 de 163 municípios do Sul de Minas atingiram meta de vacinação contra sarampo e poliomielite.
Muitas cidades do Sul de Minas ainda lutam para bater a meta de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Das 163 cidades da região, 101 não atingiram a meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Ou seja, apenas 62 municípios alcançaram o objetivo. Três Pontas chegou a pouco mais de 78% de cobertura vacinal.
Liberdade, Ouro Fino e Conceição dos Ouros aparecem na parte mais baixa deste índice, com 56,35%, 57,95% e 62,41% de doses aplicadas respectivamente. Os valores valem são os mesmos para as duas vacinas nestes municípios, conforme dados do próprio ministério.
Entre as 10 maiores cidades da região, apenas Três Corações atingiu a meta de vacinação.
Em Alfenas a cobertura gira em torno dos 65%. Lavras tem números na casa dos 77%, Três Pontas com 78,10% e Varginha apresenta índices de 73%, segundo o Ministério da Saúde.
Para tentar atingir a meta, a Campanha Nacional de Vacinação deve ser estendida até sábado, quando os postos de saúde da região devem abrir para a realização de mais um “Dia D”.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças independentemente da situação vacinal e criar uma barreira sanitária de proteção da população brasileira. Todas as crianças com idade de 1 até 5 anos devem comparecer nas unidades de saúde – exceto as que já se vacinaram contra as duas doenças nos últimos 30 dias.
Quem deve ser vacinado?
Contra a poliomielite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.
Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
Fonte G1 Sul de Minas
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras