unis-nova-oferecimento

Na segunda-feira (28 de novembro) o adolescente trespontano Dilson Gabriel Pieve realizou um sonho: conheceu a Capital Federal e muito mais do que isso, recebeu o prêmio de “Jovem senador”, por ter ficado em primeiro lugar num concurso nacional de redação.

15283947_1816168112004636_4370756371436796486_n

No dia 05 de outubro foram conhecidos os 27 finalistas do Concurso Nacional de Redação do Projeto Jovem Senador 2016. Os 27 estudantes viajaram à Brasília, no período de 28 de novembro a 3 de dezembro, para atuar como jovens senadores, com direito de propor projetos de lei.

Organizado anualmente pela Secretaria-Geral da Mesa, Secretaria de Comunicação Social e Consultoria Legislativa do Senado, o programa tem por objetivo estimular os estudantes do ensino médio de escolas públicas dos estados e do Distrito Federal a refletirem sobre política, democracia e exercício da cidadania.

Na última etapa do programa, uma comissão julgadora analisou 81 redações, três de cada unidade da Federação, escolheu as finalistas e classificou as três primeiras colocadas. E o trespontano Dilson Pieve ficou em primeiro lugar, um grande orgulho para sua cidade, escola, pais e professora. Antes, coube às secretarias estaduais de Educação a definição dos três melhores textos de cada unidade da Federação. O tema deste ano foi “Esporte: educação e inclusão”.

1

Participaram da comissão julgadora servidores do Senado e de instituições parceiras, como Marinha, Exército e Aeronáutica. Entre os critérios de avaliação, estavam a abordagem do tema proposto, objetividade, originalidade e organização dos argumentos.

Os 27 finalistas chegaram à Brasília com passagens, hospedagem e alimentação garantidas para exercerem o mandato de senador por uma semana, participando de reuniões nas comissões e sessões do Plenário. Eles receberam um notebook, medalha e certificado de participação. Os estudantes foram acompanhados pelos professores orientadores das redações.

Os professores participaram de curso presencial sobre a atividade legislativa, organizado e ministrado pelo Instituto Legislativo Brasileiro. Com esse treinamento, pretende-se que os professores sejam os multiplicadores do Projeto Jovem Senador em seus estados.

QUEM É DILSON PIEVE?

15319178_135834850234495_8194610581768846168_n

Dilson Pieve, primeiro colocado, encarregado de fazer a leitura do termo de posse como Jovem Senador, tem 17 anos de idade e estuda na Escola Jacy Junqueira Gazola e cursa o 3º ano do segundo grau. É filho de Glória Aparecida da Silva e Dilson Pieve. É aluno da Professora Luana Barbosa, orientadora da redação vencedora.

15327635_1216564561725148_1850770509_n

Ele falou com exclusividade ao Conexão nesta última segunda-feira (05) quando esteve na Câmara Municipal para ser homenageado e onde pode, na tribuna, falar desse sonho realizado. Dilson é extremamente articulado, fala bem e se diz muito tímido, mas que a experiência de ir à Brasilia e conhecer o Senado, sendo filmado e fotografado praticamente o dia todo, lhe ajudou a vencer essa barreira. Politizado e culto apesar da pouca idade, o Jovem Senador se mostrou tranquilo e sábio nas palavras durante a entrevista:

15267562_962608013871127_1406478584325844264_n

OS PROJETOS POR ELES APRESENTADOS

“Esses projetos serão votados pelos próprios senadores e farão com que as pessoas enxerguem que nós jovens temos sim a oportunidade de falar e de mostrar nossa importância.”

O QUE PENSAR DA POLÍTICA?

Com a Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministra Cármen Lúcia.

“Esse pensamento de que política é para poucos é comum. Eu, inclusive, pensava assim também. Até ter a oportunidade de ir á Brasília e ver como tudo funciona. Por isso quero aproveitar e pedir para que as pessoas pesquisem como tudo funciona lá. Nós deixamos a política de lado justamente por causa desse senso comum. Romper com essa ideia foi extremamente importante para mim e agora eu vejo a política como algo próximo e não mais distante e que eu posso participar. A principal beleza do projeto é justamente essa, mostrar que todos podemos participar e que temos voz. Política não acontece de quatro em quatro anos, acontece diariamente e devemos conhecê-la para buscar e exigir os nossos direitos.”

A VISÃO SOBRE UM POLÍTICO

dsc_0570

O Conexão comentou com o Jovem Senador parafraseando o grande empresário, já saudoso, Antônio Ermírio de Moraes que uma vez disse: “Política é a arte de pedir dinheiro aos ricos, voto aos pobres e depois de eleito virar as costas para ambos.” Dilson comentou:

“Infelizmente é isso o que a gente enxerga na política. Quando os políticos nos dão as costas isso acontece por causa, digamos, da nossa ignorância. A gente não busca conhecimento. Não busca saber a função de um senador, de um prefeito, de um vereador. Nós costumamos exigir aquilo que a gente não conhece. Isso é o nosso principal erro. Se queremos mudar devemos começar agora, em casa, nas escolas, no trabalho. Pesquise, busque informação e conheça essa realidade. Só assim as coisas vão mudar”.

FUTURO

dsc_0568

“Não pretendo seguir uma carreira política. Espero que as pessoas vejam que nós temos oportunidade de correr atrás e mudar as coisas. Mas não penso em cargo político.”

rc-conexao-perfil

Roger Campos

Jornalista Conexão Três Pontas

(MTB 09816)       

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *