A união de forças e dedicação dos que realmente amam Três Pontas resultou no resgate dos grandes carnavais de nossa história.

A população trespontana e os turistas que voltaram à cidade nesta época, depois de muitos anos, aprovaram o Carnaval 2020 realizado com muita luta, dedicação e união de forças. Além do verdadeiro resgate dos bons e velhos carnavais, o movimento CarnavalizaTP, a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Associação Comercial, com o apoio de empresários e da sociedade como um todo, misturaram a alegria com a solidariedade em prol da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. E o resultado não poderia ter sido melhor. Pelo menos essa foi a tônica das opiniões colhidas pelo Conexão Três Pontas nos últimos dias.

Nossa reportagem acompanhou o carnaval de perto, tanto em Três Pontas quanto nas cidades de Boa Esperança e Tiradentes. A última é considerada uma das principais cidades turísticas de todo estado de Minas Gerais. O que foi visto por aqui realmente chamou a atenção de forma positiva, não deixando nada a desejar em comparação com outras folias.

Très Pontas, conhecida como a terra da fé, da música e do café, por muito tempo foi chamada de “Cidade Sorriso”. Porém, devido a sucessivas crises financeiras e gestões públicas municipais que não apostaram no resgate do carnaval, a festa do momo foi “morrendo aos poucos”. O “sorriso amarelou, desbotou e emudeceu-se”. Com o fechamento do Clube Literário e Recreativo Trespontano, dos QGs, o fim das escolas de samba e mais recentemente o cancelamento dos desfiles de blocos caricatos, o nosso carnaval se enfraqueceu de tal forma que muitos trespontanos optaram por outros destinos, o mesmo acontecendo com os turistas. Mas em 2020 um novo tempo foi visto na avenida do samba (Sambódromo Jaime Abreu) e também na Praça Centenário. O bom e velho carnaval de Três Pontas voltou com tudo! Para a alegria da grande maioria e descontentamento dos poucos que não gostam da folia ou que buscaram pretextos e críticas (muitas delas absurdas para a organização) para tentar ofuscar o brilho da festa.

Enquanto o movimento CarnavalizaTP arregaçou as mangas e juntamente com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, botou o carnaval na rua, com luta, garra, dedicação e muito suor, uma meia dúzia de inconformados (oposicionistas caolhos), procurou motivos para criticar.

Críticas

Dentre as críticas estão o fato do acesso aos shows ter sido cobrado. Também houve quem chamasse a folia deste ano de “festa particular ou carnaval de elite”. Esses se esquecem que a cobrança foi em prol da Santa Casa que é de todos, inclusive para atender a esses críticos em alguma necessidade. Todos, em algum momento, vão ter que recorrer ao nosso único Hospital. “Elite, 10 reais para quatro dias de festa? Realmente não combina. Não procede”, disse um dos organizadores.

Alguns questionaram o termino da programação no Sambódromo às 2h. Sugeriram que esticasse até às 4h. Outros acharam desorganizada a venda de ingressos (mãozinhas solidárias) e queriam a festa aberta, sem portões ou cercamento, para todos que ali quisessem ir.

Também reclamaram da ausência das escolas de samba. Essa, sem dúvida, uma crítica ou sugestão que faz todo sentido. Tomara que para 2021 o Carnaval de Três Pontas venha ainda mais forte e com o retorno das escolas e/ou blocos caricatos.

Teve quem afirmou que o carnaval deste ano só foi bom por ser ano eleitoral, se esquecendo que aqueles que assumem cargo público, legitimamente escoltados pelo voto popular, têm a obrigação de trabalhar e muito durante os quatro anos de gestão e não apenas três.

O Clube Trespontano, que em breve será reaberto, também fez muita falta, para muitos entrevistados. Nossa reportagem conversou nas ruas e ouviu, através de enquetes em nossas redes sociais, centenas de pessoas. Foliões e pessoas que não gostam de carnaval falaram da impressão causada. Para cerca de 90% dos entrevistados ou participantes de enquetes o Carnaval 2020 em Três Pontas foi um grande sucesso.

Pontos Favoráveis

Dentre todos os pontos positivos elencados pelos participantes do Conexão, destacou-se a bela organização que primou por uma festa para toda família e o que se viu foram famílias inteiras, idosos e crianças, felizes, fantasiados, pulando o carnaval com muita empolgação, sem medo de brigas e confusões.

Também se destaca a questão da segurança, com bom efetivo policial e aparato de segurança. A entrada teve uma cobrança “simbólica” cujo valor foi revertido para a Santa Casa de Três Pontas. Limitou-se o número de frequentadores por noite por questões de segurança, seguindo recomendação do Corpo de Bombeiros.

Foram contratados, ao contrário de anos anteriores, artistas de peso, de renome nacional, que levaram verdadeiras multidões ao Sambóbromo Jaime Abreu.

Na Praça Centenário, durante as tardes, públicos enormes e cheios de animação e que reforçaram o colorido do arco-íris, símbolo daquele local. Artistas trespontanos e talentos variados, como o grupo Rasgacêro, também se apresentaram e deixaram a folia eclética, de alto nível cultural.

No Pontalete também o que se viu foi uma festa muito bonita e bem organizada, segundo os visitantes daquele distrito.

A economia de Três Pontas foi extremamente beneficiada com a volta de um grande carnaval. As lojas, restaurantes, hotéis, supermercados, farmácias e outros estabelecimentos comerciais aplaudiram de pé o grande movimento obtido. O volume de vendas foi excepcional, segundo os comerciantes e a própria Associação Comercial, entidade que assiste a categoria.

Costureiras, há tempos, não trabalhavam tanto. Foi uma procura gigantesca para customizar abadás, roupas diversas e fantasias.

Tamanha organização também resultou em poucos registros de crimes, brigas ou qualquer ato de importunação ou violência.

Muita gente conseguiu um emprego temporário, assumiu alguma função, pôde lucrar de alguma forma.

Tudo isso com o contratempo da chuva forte e insistente que assola Minas Gerais desde o final de janeiro. Mas nem “São Pedro” foi capaz de encharcar o ânimo dos foliões em Três Pontas, seja nos locais oficiais do evento, seja nas casas que reuniram familiares e amigos, conterrâneos e turistas. Nas redes sociais muitos elogios, internautas postando fotos, vídeos, comentários e agradecimentos.

Enfim, querendo ou não, sendo a favor ou contra, o Carnaval 2020 de Três Pontas ARRASOU! Tomara que de forma irreversível!

Veja mais fotos do NOSSO CARNAVAL:

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *