Apesar da ação, andarilhos são flagrados no local
Um dos grandes problemas sociais que afligia a comunidade trespontana era a situação degradante dos moradores de rua que ficavam na Avenida Oswaldo cruz, próximo ao semáforo, no cruzamento com a Avenida Ipiranga. Os motivos da preocupação dos populares eram muitos, como o fato deles estarem passando fome e frio; de alguma forma prejudicarem o movimento no local que tem estabelecimentos comerciais de grande visitação durante a noite; macularem a imagem da cidade, já que estavam aglomerados na principal via de acesso, de entrada e saída do Município.
Durante meses, os trespontanos reclamaram, fizeram fotos, postaram nas redes sociais, protestaram e cobraram providências por parte do Poder Público Municipal. E recentemente, no início deste mês de julho, o Prefeito Paulo Luís resolveu agir. Encontrou uma moradia para essas pessoas que, de acordo com levantamento de Secretaria de Assistência Social, apesar de terem família, preferem viver nas ruas. Mas, por incrível que pareça, algumas pessoas questionaram a retirada desses da Avenida Oswaldo Cruz, alegando arbitrariedade, uma medida contra a vontade deles.
Nós conversamos com o Prefeito Paulo Luís, que fez questão de esclarecer a ação, elogiada pela grande parte da população, e ainda explicou quem paga a moradia deles e onde estão morando:
“Nós devemos tratar todas as pessoas como seres humanos e não como animais. Não podíamos pegar aquelas pessoas e jogá-las em qualquer lugar. Nós fomos preparando terreno, criando boas condições para que as providências fossem satisfatórias para eles. Nós fomos inicialmente preparando eles psicologicamente através da Secretaria Municipal de Assistência Social e também do Caps, para que a saída deles fosse consensual. Quando achamos que era a hora, tomamos todas as providências através da Assistência Social e da Guarda Municipal, que merece todo o meu agradecimento, além do Caps. Acredito que, temporariamente, o problema está resolvido. É difícil tirar todas as pessoas das ruas. Eles têm o direito de ir e vir e não podemos obrigar ninguém a nada”, explanou.
Paulo Luís revelou que essa retirada foi apenas a primeira fase de um grande trabalho que está sendo elaborado e desenvolvido pelo Executivo.
“Infelizmente em Três Pontas tem muita gente que só sabe criticar e não ajudam em nada. Será que essas pessoas que criticaram hoje ajudam com algum donativo? Quero dizer que eles estão muito bem, numa casa alugada e têm toda liberdade para sair e voltar quando quiserem. Hoje eles têm um teto e moradia. Mas quero também deixar claro que não é a Prefeitura que paga o aluguel deles”, pontuou.
O Conexão Três Pontas investigou e constatou que de fato não é a Prefeitura que arca com o pagamento do aluguel dessa moradia, mas sim um grupo de empresários que acataram a um pedido pessoal do Prefeito Paulo Luís, embora o chefe do Executivo se negue a dizer se fez algum pedido aos empresários.
Eles estão morando nas proximidades do Jardim Primavera e estão, como constatamos, muito bem, até o momento.
Mas na tarde desta quarta-feira (5), o Conexão Três Pontas flagrou dois andarilhos no mesmo ponto da Av. Oswaldo Cruz, o que pode indicar um retorno gradual desses moradores de rua.