PROJETO DE LEI PEDE MUDANÇA PARA PREFEITO JOÃO VICENTE DINIZ.
A tradicional Praça dos Municípios, em Três Pontas, localizada no bairro Ouro Verde, poderá trocar de nome nos próximos dias. Um projeto de lei foi encaminhado ao Legislativo pela Mesa Diretora da Câmara, composta pelos vereadores Maycon Douglas Machado, Marlene Lima e Antônio Carlos de Lima, onde o nome sugerido será o do ex-prefeito João Vicente Diniz.
De acordo com as informações apuradas pelo Conexão Três Pontas junto ao setor jurídico do Poder Legislativo, o projeto ainda precisará ser avaliado pelas comissões, como primeira etapa do processo. Depois, passando pelas comissões, ele deverá entrar para votação no Plenário da Câmara. Mas tudo isso somente após o término do recesso parlamentar.
Ainda de acordo com o Assessor Jurídico, Dr. Marcelo Braga, “um logradouro público só pode mudar de nome, mediante aprovação na Câmara, quando o nome original não é um nome próprio (de alguma pessoa) ou quando a denominação existente é em língua estrangeira, como a Praça John Kennedy, por exemplo. Após dez anos um logradouro público com nome de pessoa não poderá mais receber alteração, pois o nome se torna imutável.”
João Vicente Diniz morreu na manhã de 16 de fevereiro deste ano. Ele estava hospitalizado havia quase três meses em Varginha. Ele tinha 78 anos de idade. João Vicente foi prefeito entre os anos de 1977 e 1982.
QUEM FOI JOÃO VICENTE DINIZ
João Vicente Diniz, um dos prefeitos mais queridos de Três Pontas, conhecido por seu pulso forte e agregador, faleceu na manhã desta sexta-feira no Hospital Humanitas em Varginha após 76 dias internado em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Além de sofrer hemorragia, João Vicente teve várias complicações e seu quadro, nas últimas semanas de vida, foi se agravando dia após dia.
Apesar de nunca ter sido vereador, profundo conhecedor da agricultura e, claro, especialmente a cafeicultura, assumiu diversos cargos públicos. Além de superintendente federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais, também foi presidente do Sindicato Rural por três mandatos, diretor comercial e presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), membro da Junta Consultiva no Instituto Brasileiro do Café (IBC), membro do Conselho Fiscal da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (FAEMG) e, por fim, secretário municipal de Agricultura, no mandato da ex-prefeita Luciana Ferreira Mendonça em 2012.
João Vicente Diniz, homem íntegro, trabalhador e conciliador, ajudou de forma preponderante no desenvolvimento da cidade de Três Pontas, no fortalecimento da cafeicultura e deixa aos filhos, alguns militantes da política, um exemplo de como se deve governar, gerir, administrar em favor da coletividade.
Ele estava casado havia 56 anos com Lucia Maria Araújo Reis Diniz. Teve quatro filhos: Daniel e Luciano Diniz, que seguiram a veia política do pai e militam na área, além de Luis Danilo e Liliane. Deixou ainda cinco netos.
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras