PREFEITO DE TRÊS PONTAS ESTÁ EM BRASÍLIA COBRANDO DE FURNAS MELHORIAS PROMETIDAS.
Prefeitos de 39 cidades banhadas pelo Lago de Furnas no Sul de Minas pedem explicações para o baixo nível do reservatório. A geração de energia caiu, mas apesar da chuva, a água não subiu na mesma proporção. Em uma carta, eles afirmam que a água de Furnas está sendo desviada para abastecer a Hidrovia Paraná-Tietê.
Em 2011, o lago atingiu a sua cota máxima, com 99,05% de volume útil em média. No mês seguinte, o vertedouro chegou a ser aberto para liberar o excesso de água. Desde então, isso nunca mais aconteceu.
No mesmo ano, a geração média de energia foi de 668 megawats por mês. Já em 2018, esse número caiu para 269 megawats por mês, queda de 59,7%. Mesmo assim, o reservatório não tem se recuperado e atualmente está com pouco mais de 42% da capacidade.
A situação afeta a maior parte dos municípios banhados pelo lago.A preocupação é que agora com a estiagem, a água possa secar e trazer mais prejuízos.
Por isso, prefeitos de 39 cidades da Associação de Municípios do Lago de Furnas (Alago) divulgaram uma carta em que pedem uma explicação sobre a queda no volume do lago e afirmam que a água tem sido desviada para abastecer a Hidrovia Paraná-Tietê.
“Nós fizemos as contas e, pelo que nos mostra aqui, não precisa mais que 19% do lago para produzir energia. E onde está indo o resto dessa água? Essa é a grande pergunta nossa: onde está indo o resto da água?”, questiona Hideraldo Henrique Silva, presidente da Alago.
A carta foi encaminhada ao Ministério de Minas e Energia e para agências federais.
TRÊS PONTAS
Por telefone, direto de Brasília, onde participa de uma importante reunião também para tratar de assuntos ligados à Furnas, o prefeito de Três Pontas, Marcelo Chaves Garcia, que também assinou a carta pedindo explicações junto com outros 38 prefeitos, disse ao Conexão que está cobrando melhorias que foram prometidas e que ainda não vieram, dentre as quais 500 km de hidrovias, melhorias na balsa e também em algumas estradas. O chefe do Executivo de Três Pontas conta, nessa visita à capital federal, com o apoio do Deputado Federal Diego Andrade, que engrossou o coro das cobranças à Furnas.
*G1
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras