A população trespontana esteve representada por cerca de 80 pessoas que lotaram o Plenário Presidente Tancredo Neves, na Câmara Municipal de Três Pontas, na noite desta 5ª feira (10) para pressionar os vereadores numa tentativa de ainda reduzir os salários dos políticos locais, aprovado recentemente.
O assunto não esteve em pauta. Mas dificilmente haverá uma reversão impedindo que, a partir de 2017, o próximo prefeito, vice-prefeito, secretários de governo e vereadores recebam os novos vencimentos com a correção.
Mesmo assim, os manifestantes soltaram o grito e mostraram, mais uma vez, que quem manda é o povo. Com diversos cartazes pedindo a redução dos salários e também do número de vereadores em Três Pontas, os manifestantes soltaram o verbo durante a reunião ordinária, marcada pela discussão e aprovação de um projeto que muita interessa o povo: a redução do número de legisladores que atualmente é composto por 15 cadeiras.
O vereador Sérgio Eugênio Silva apresentou um projeto pedindo a redução para 13. Os vereadores Francisco Fabiano Diniz (Popó) e José Henrique Portugal apresentaram uma emenda pedindo a extinção de 4 vagas, totalizando 10 vereadores a partir de 2017. Mas, por fim, o vereador Paulo Vítor da Silva apresentou uma outra emenda pedindo que o Legislativo seja composto por 11 vereadores. E como essa, segundo o Presidente Luís Carlos da Silva, foi a última emenda apresentada, acabou ela sendo votada e aprovada pelos seguintes vereadores:
_ Itamar Antônio Diniz
_ Antônio do Lázaro
_ Geraldo Messias
_ Valéria Evangelista
_ Chico Botrel
_ Vítor Bárbara
_ Francisco Cougo
_ Paulo Vítor da Silva
_ Joy Botrel
_ Alessandra Sudério
_ Edson Vítor
Na sequência o projeto em si foi votado e aprovado, reduzindo provisoriamente de 15 para 11 vereadores a partir da próxima legislatura. Vale lembrar que dentro de 10 dias a votação do mesmo projeto volta para a Câmara para a apreciação em segundo turno. Se for mantida a aprovação, ela entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2017.
Mesmo assim a população não ficou satisfeita, pois queria uma redução maior de 15 para 9 vereadores. Gritos de ordem foram entoados e a reunião foi encerrada em alta temperatura, apesar da chuva fina.
Veja algumas fotos da conturbada reunião: