Trespontana relata “fraude” em loja do centro da cidade

BlackFraude

Nesta sexta-feira (27) o comércio brasileiro estará, pelo menos segundo os anúncios, liquidando tudo ou pelo menos boa parte de seus estoques. É a Black Friday, que significa Sexta-feira Negra e que foi criada nos Estados Unidos. Lá eles celebram o Dia da Ação de Graças na última quinta-feira de novembro e mesmo não gostando de emendar feriados, como nós brasileiros, acabam fazendo isso. Mas os comerciantes resolveram ganhar dinheiro, vender o que estava encostado naquela sexta-feira. As vendas viraram uma loucura e por conta da aglomeração nas lojas muitos acidentes de trânsito, brigas e roubos começaram a acontecer. Daí a polícia americana apelidou a data de Sexta-feira Negra (Black Friday. Isso foi na década de 70 e há poucos anos virou febre também no Brasil.

Mas se observa por aqui que muitas lojas aumentam os preços nas vésperas do Black Friday e anunciam descontos de 50% que, na verdade, apenas voltariam o produto ao preço original. Há outras fraudes também.

Foto ilustrativa

Uma leitora de nome Priscila Antunes relatou através de mensagem que esteve em uma loja onde há cartazes do Black Friday por todos os cantos, anunciando descontos de 50%. Segundo ela, no setor de bolsas também há um cartaz que anuncia a promoção. Ela afirma ter encontrado uma bolsa com preço na etiqueta de R$ 170,00. “Eu vi preço e como havia o cartaz de 50% de desconto logo deduzi que a bolsa sairia por R$85,00. Fui até o caixa e a vendedora, super educada, me falou de uma tal condicionalidade, ou seja, eu só poderia pagar a metade do preço naquela bolsa se eu comprasse qualquer outro produto na loja. Lá não falava de venda casada. Fui até o gerente, relatei que estava errado e ele não me deu moral. Saí da loja decepcionada, poderia chamar a polícia e fazer um Boletim de Ocorrência, mas acabei saindo decepcionada e triste. Espero que outras pessoas não caiam nessa enganação”, relatou.

Diante disso e de outros casos que chegaram até nós, entramos em contato com a coordenadora do Procon em Três Pontas, Wanessa Scaglioni que nos passou algumas dicas para preservar os direitos do consumidor na Black Friday:

“Algumas recomendações do PROCON – Três Pontas para os consumidores que pretendem ir às compras na próxima sexta-feira (27), tanto nas lojas físicas como nas virtuais, que participarão da Black Friday:

28/11/2011 Paulo ribas
Foto Ilustrativa

Em caso de dúvidas ou para abrir uma reclamação, o consumidor pode dirigir-se à sede do PROCON, situada no Travessia Shopping Center – Sala 27, de segunda à sexta-feira, das 12:30 às 17 horas.”

Portanto consumidor, fique atento, conheça seus direitos e ao se sentir lesado procure o Procon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *