Plenária final aprovou 16 sugestões de enfrentamento à discriminação étnico-racial.

Jovens de black power, turbante, tranças, mechas coloridas ou naturais levantaram suas fichas amarelas para votarem na proposição com o enunciado “Solte o cabelo, prenda o seu preconceito”. Essa foi uma das 16 propostas aprovadas durante a Plenária final do Parlamento Jovem de Minas, que debateu, ao longo de 2019, a discriminação étnico-racial.

Estudantes se revezaram ao microfone para defenderem a manutenção, alteração ou supressão dos textos originais que versavam em torno de três eixos temáticos: desigualdades socioeconômicas, violências por motivo étnico-racial e direito às identidades e à diversidade cultural.

A proposta que visa a introdução nas escolas do projeto, com o referido mote, tem como objetivo “estimular as crianças a se empoderarem, além de combater o bullying, desde o ensino fundamental ao ensino médio”. Ela foi defendida pelos participantes como possibilidade de fazer um contraponto aos padrões estéticos vigentes e de valorizar características inerentes à construção da identidade negra.

Algumas das propostas ensejaram debates mais acirrados, como a sugestão que pretendia impedir que empresas solicitassem informações sobre etnia e religião de candidatos a vagas de emprego. No debate, aqueles que argumentaram a favor alegaram que, no mercado, ainda há discriminação nesses processos por motivações preconceituosas.

Três Pontas esteve representada no evento pela estudante Nayara. O Presidente do PJ local, Maycon Machado, que também é o Presidente da Câmara Municipal, falou ao Conexão sobre alguns pontos importantes, tanto da Casa Legislativa como um todo, quanto especificamente do Parlamento Jovem em Três Pontas.

Conforme Maycon Machado o Parlamento Jovem segue forte em Três Pontas. “Nós tivemos a plenária estadual. Tivemos uma representatividade forte como nos anos anteriores. Conseguimos propor para o ano que vem a nossa ideia que é cuidar do meio ambiente. Enquanto eu estiver representando nossa cidade o Parlamento Jovem seguirá muito forte.”.

ADESÃO AO PL

Todos os jovens que estejam cursando o nono ano, o primeiro ou o segundo, da rede pública ou particular, podem procurar a Câmara Municipal para fazer parte do Parlamento Jovem.

ENTRANDO PARA A HISTÓRIA DE TRÊS PONTAS

Sobre ter seu nome como Presidente da Câmara numa importante obra, como na placa afixada na nova sede da Secretaria Municipal de Saúde, Maycon pontuou:

“Realmente é um marco essa inauguração da nova sede da Secretaria, pois saímos do aluguel e isso representa economia para o Município. Eu ainda sou novo, estou começando na política e, de fato, ver meu nome ali, me arrepia, saber que estou entrando para a história de Três Pontas, ainda mais numa secretaria tão importante quanto a da Saúde.

Enquanto vereador e Presidente da Câmara Municipal realmente fico muito satisfeito de saber que há essas ações, que estamos contribuindo através de votações importantes. Através do apoio e incentivo da Câmara Municipal”, comentou.

Maiores informações sobre o Parlamento Jovem de Três Pontas pelo telefone 3265-2477 ou direto na sede da Câmara Municipal, na Praça Prefeito Francisco José de Brito, 82, Centro, Três Pontas.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *