PORTAL QUER SABER O QUE CADA REPRESENTANTE DO POVO FEZ EM FAVOR DA COMUNIDADE TRESPONTANA NOS 12 PRIMEIROS MESES DA ATUAL LEGISLATURA.
O portal Conexão Três Pontas protocolou nesta quarta-feira (28) um pedido de respostas a cada vereador eleito no último pleito municipal para que explique, por escrito, entregue de forma impressa ou via e-mail, suas ações em favor da coletividade trespontana referente aos primeiros 12 meses de legislatura. O servidor Carlos Castro recebeu a documentação.
Foi na manhã desta quarta-feira que o Conexão Três Pontas, cumprindo seu propósito de levar aos seus leitores a melhor informação quanto ao trabalho dos onze vereadores locais, entregou na sede provisória da Câmara Municipal de Três Pontas doze ofícios, sendo um para cada um dos onze edis e ainda uma cópia para a secretaria da Casa Legislativa, através de seus assessores.
A partir da entrega feita no último dia do mês de fevereiro, cada vereador terá um prazo de trinta dias para encaminhar suas respostas, ou seja, terão todo mês de março para elaborar e apresentar aos eleitores trespontanos o que cada um fez no primeiro ano de legislatura. Não há, claro, a obrigatoriedade de cumprimento da solicitação encaminhada pelo Conexão Três Pontas, embora seja uma boa vitrine, um termômetro para que cada cidadão avalie seu representante.
“Esperamos que cada um dos onze vereadores, que ganham um salário muito bom, apresentem um resumo de seus trabalhos em 2017. Embora não haja a obrigatoriedade de aceitação do desafio proposto por nós, cabe a cada um ter a consciência e a boa vontade de responder, não para nossa reportagem, mas sim dar uma satisfação para os seus eleitores, para aqueles que são visitados durante a corrida eleitoral com muitas promessas”. explica o jornalismo do Conexão Três Pontas.
Será que eles vão atender e responder nossa solicitação? Informalmente muitos trespontanos já comentam nas redes sociais que não acreditam nesse cumprimento. Quem viver verá!
O Desafio
Cada vereador tem suas percepções, seus trabalhos mais focados em áreas específicas e procura atender, principalmente, aos moradores de suas bases eleitorais, sem se esquecer do macro, do todo que é a cidade de Três Pontas. A função básica de um vereador é fiscalizar as ações do Poder Executivo, mas também cabe a ele criar, elaborar projetos que possam dar melhores condições de vida para a população. Outro ponto bastante observado são as viagens que os legisladores fazem, muitas delas em busca de recursos para o Município.
Mas o que de fato esses onze atuais vereadores, representantes do povo, têm feito pelo povo? Quais projetos criaram nesse primeiro ano de trabalho na Câmara Municipal? Sobre as viagens e encontros com políticos das esferas estadual e federal, o que trouxeram de benefício, de concreto para a cidade de Três Pontas?
Cada vez mais a população brasileira mostra seu descontentamento com o cenário político atual, os abundantes casos de corrupção, a falta de transparência e os abusos de poder, mandos e desmandos que ajudam apenas ao engordar da própria conta bancária afastam o eleitor. O povo não aguenta mais!
Mas é preciso separar o joio do trigo. Conhecer um por um, o que cada vereador trespontano de fato tem feito. A grande maioria da população local acha absurdo um salário de mais de 5 mil reais (equivalente a mais de 5 trabalhadores ganhando um salário mínimo por mês). Alguns falam em redução dos ganhos. Há inclusive um movimento sendo orquestrado nos bastidores por empresários, bancários e profissionais de outras áreas que prometem exigir uma diminuição drástica nos salários dos legisladores municipais (Projeto de Lei Popular pede Redução dos Salários dos Vereadores).
A melhor arma para o eleitor é a informação. Estar perto de seu representante, de olhos abertos, vigiando e fiscalizando, é a receita para que algo seja feito em prol dos munícipes. E é com esse intuito que, pela segunda vez, o portal Conexão Três Pontas solicitou formalmente:
_ PELO MENOS UM PROJETO DE AUTORIA DE CADA VEREADOR
_ RESUMO DAS PRINCIPAIS AÇÕES QUE POSSAM SER NOTADAS POR TODA COMUNIDADE
_ RESULTADO DAS VIAGENS E ENCONTROS COM POLÍTICOS EM BELO HORIZONTE OU EM BRASÍLIA
_ PLANEJAMENTO PARA O ANO DE 2018
A ideia inicial do portal Conexão Três Pontas é que cada vereador apresente seu ‘conteúdo de trabalho’ num prazo de trinta dias a partir da entrega de cada via do pedido destinado a cada um dos vereadores de Três Pontas:
_ LUIS CARLOS DA SILVA (PPS)
_ MAYCON MACHADO (PDT)
_ BENÍCIO BALDANSI (PSL)
_ ERIK DOS REIS ROBERTO (PSDB)
_ MARLENE ROSA DE LIMA OLIVEIRA (PDT)
_ LUIZ FLÁVIO FLORIANO (PSD)
_ ANTÔNIO CARLOS DE LIMA – TONHO DO LÁZARO (PSD)
_ FRANCISCO FABIANO DINIZ JR. PROF. POPÓ (PSL)
_ ROBERTO DONIZETTI CARDOSO (PP)
_ SÉRGIO EUGÊNIO SILVA (PPS)
_ GERALDO JOSÉ DO PRADO – COELHO (PSD)
“Não se trata de uma intimidação, provocação ou algo do gênero. Na verdade nós, enquanto veículo de comunicação, temos a obrigação e a responsabilidade de levar a melhor informação ao nosso leitor e também não deixa de ser uma ótima oportunidade para que cada vereador faça sua ‘propaganda’, sua prestação de contas, esteja em dia com seu eleitor. Quem trabalha de verdade pelo povo certamente aprovará a iniciativa, que já foi feita na legislatura passada. Mas quem deixa a desejar certamente ficará aborrecido. E isso não importa pra nós. Buscamos informação e vamos cobrar isso”, disse o jornalismo do Conexão Três Pontas.
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras