QUE SUSTO! Polícia flagra Onça Parda na Praça Cônego Vítor durante abordagem de rotina

Uma ocorrência nada convencional e que provocou susto! Na madrugada desta sexta-feira (19), por volta da 01h00, a Polícia Militar de Três Pontas que estava na Praça Cônego Vítor realizando uma abordagem entrou em contato com sua base, no Quartel da 151ª Cia e comunicou que tinha acabado de avistar uma onça parda que teria passado correndo pela área em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda. “O bicho é grande”, disse uma militar.

Ainda segundo a Polícia Militar a viatura tentou localizar o animal selvagem que, confirmando, tem um porte grande e teria passado pelo centro da cidade de Três Pontas em alta velocidade. Uma varredura foi feita em diversos trechos nas imediações da Igreja Matriz, dentre eles a Praça Centenário e a Avenida José Lagoa, que possui vários pontos de difícil acesso no entorno do córrego, onde seria fácil o animal se esconder. As buscas não surtiram efeito e a onça parda não foi localizada.

Onça-parda, Suçuarana (Puma concolor) 

É o segundo maior felídeo neotropical, menor apenas que a onça-pintada. Chega a atingir 1,08 m de comprimento, mais a cauda que é longa medindo até 0, 61 m e 63 cm de altura e pode pesar até 80 kg. Seu pêlo é em geral bege-rosado, pode ser cinza, marrom ou cor-de-ferrugem. O comprimento do pêlo varia conforme o habitat – vai de curto a muito longo.

Seu período de vida é de 20 anos em cativeiro. Entre os felinos é um dos melhores saltadores, podendo saltar para o chão, de alturas de até 15 metros, pode dar também saltos de até 6 metros de extensão. Isto facilita sua caça. Suas garras são muito longas. Saiba mais:

Habitat

São variados,  incluindo florestas tropicais e subtropicais, caatinga, cerrado, pantanal, desertos e montanhas.

 

Distribuição

Vive nas Américas, do Canadá ao extremo da América do Sul.

 

Hábitos

É um animal solitário, terrestre. Sua atividade é noturna. O seu território compreende áreas de 65 km2, necessita no mínimo 20 km2 para sobreviver. Os machos toleram-se e evitam-se.

 

Alimentação

É muito variada, pois habita territórios vastos. Desde pequenos roedores até mamíferos de grande porte (capivaras, veados, catetos, aves e répteis).

 

Reprodução

O período de gestação é de 84 a 98 dias, com ninhada de 1 ou 6 filhotes, nascem com 220 – 440 gramas. O filhote é pintado, depois de alguns meses a cor do pêlo fica uniforme. Os filhotes permanecem com a mãe por quase dois anos.

Onça-parda (Puma concolor).

Você pode Ajudar a Polícia Ambiental

 A Onça Parda tomou rumo ignorado e não foi encontrada, segundo nos informou a Polícia Militar na manhã desta sexta-feira. Caso alguém  aviste esse animal pode entrar em contato com a Polícia Ambiental, ligando para o 190 da PM.
* Um vídeo divulgado nas redes sociais mostraria o animal em fuga na cidade de Três Pontas, possivelmente na região central.
 
Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

Comentários

Uma resposta para “QUE SUSTO! Polícia flagra Onça Parda na Praça Cônego Vítor durante abordagem de rotina”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *