O cantor e compositor trespontano Milton Nascimento postou no Facebook um vídeo em apoio à menina Franciele, que foi vítima de racismo na web depois que apareceu cantando a música “Maria, Maria” – de Milton – no programa The Voice Kids, da TV Globo, dia 8. (vídeo abaixo)
“Estou aqui acompanhado o caso da menina Franciele, do ‘The Voice Kids’, que cantou magnificamente uma música minha. Espero que essas coisas que falaram a respeito, ‘a neguinha’, essas coisas, que a polícia dê um jeito nesse tipo de coisa. Porque não pode haver nenhum tipo de preconceito, nem de cor, nem de nada. Meus parabéns para a Franciele mais uma vez”, disse Milton.
Franciele Fernanda da Silva, do Mato Grosso, tem 14 anos e de fato arrancou arrepios enquanto cantava.
Racismo
A publicação do artista recebeu comentários ofensivos. Em um deles, um sujeito identificado como Danilo Ruas se referiu à Franciele como “neguinha”.
A participante do The Voice Kids, prestou queixa na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), no Rio de Janeiro, na terça-feira (10).
De a acordo com o Estadão, o caso foi registrado como injúria por preconceito e a pena pode chegar a 3 anos de prisão. Na investigação do caso, a polícia pedirá quebra de sigilo para identificar se o perfil do agressor é verdadeiro ou falso.
Em entrevista ao RJ TV, da Globo, a adolescente falou sobre o episódio:
“Fiquei muito feliz quando vi o post do Milton, ainda nem tive coragem de escrever agradecendo a ele. Depois vi as ofensas e fiquei triste, mas também indignada, por isso disse para minha mãe que queria fazer uma denúncia disso. E que outras vítimas, como eu, se inspirem para denunciar também.”
Um dia depois, Milton Nascimento publicou em seu Facebook um vídeo de apoio à jovem cantora.
Ele disse: “É com imensa tristeza que hoje temos que divulgar esse vídeo falando de racismo… E, numa onda extremamente intolerante, o internauta Danilo Ruas, chamou a garota de “neguinha” e disse que ela não cantava “p… nenhuma”…
Veja o Vídeo:
Fonte SNB
Roger Campos
Jornalista
(MTB 09816)