Quando o assunto é Educação, algumas cidades brasileiras ganham destaque por seu desempenho bem acima da média nacional em oportunidades na área.  No entanto, elas são exceção no contexto brasileiro, segundo dados do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Dentre as 500 melhores cidades brasileiras Três Pontas ficou na posição 487ª, com média 5,1.

O índice leva em conta a qualidade da formação dos professores nas escolas, a média de hora aula por dia, a experiência dos diretores no cargo e o atendimento na rede de educação infantil.

Escola Estadual Teodósio Bandeira, em Três Pontas.

Considerando todas as redes municipais de ensino — público ou privado — onde estudam todas as crianças e adolescentes em idade escolar (0 a 17 anos), o país ainda deixa a desejar. A nota geral do Brasil é de apenas 4,5 pontos em uma escala de 0 a 10.

Com 201 mil habitantes, Sobral (CE) é a primeira do ranking de qualidade na Educação. No entanto, em uma escala de 0 a 10, o município teve um desempenho mediano: ficou com 6,1 pontos.

20151025_124717
Escola Estadual Jacy Gazola, em Três Pontas.

Dentre as cidades do sul de Minas, Areado é a que melhor aparece no ranking, na 25ª posição. Santana da Vargem ocupa o 476º lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *