Problema se arrasta e quem vive em Pontalete pede a volta do transporte.
Uma leitora do Conexão Três Pontas procurou na manhã desta sexta-feira 9130 por nossa reportagem fazendo umas reclamação e pedindo informações sobre a situação da Balda do Pontalete que continua parada. Nós buscamos informações sobre a situação e respostas junto a Prefeitura Municipal de Três Pontas.
A leitora Mariana Rodrigues Graciano (foto) ligou para nossa equipe dizendo que os moradores do Pontalete continuam sendo prejudicados sem a Balsa e pediu ajuda para nossa reportagem. Ela postou um comentário nas redes sociais:
“QUANDO TEREMOS NOSSA BALSA DE VOLTA?
Diante do reconhecimento, da influência importante que as redes sociais têm feito para resolução de diversos problemas, gostaria que a mídia, os amigos, e todas as pessoas que estão lutando pelo retorno da nossa Balsa de Pontalete/MG compartilhem essa postagem e deixem os seus comentários sobre a importância desse meio de transporte que liga o distrito de Pontalete/Município de Três Pontas aos portos de Elói Mendes e Paraguaçu.
Estamos perto do CARNAVAL e desde fevereiro de 2014 não é possível fazer uso da balsa; primeiramente devido a seca e falta de água na represa. Após a volta da água a informação que tivemos foi que a Balsa estaria reformando. A represa subiu, o período de reforma já deve ter ocorrido, (afinal 3 anos já é tempo suficiente). O objetivo da postagem é que tenhamos uma discussão crítica e que esta possa gerar soluções e não mais problemas!
No dia 23 de março de 2016 fiz uma postagem que foi compartilhada mais de 500 por pessoas no facebook, pessoas essas, que também lutam por essa causa. Na primeira postagem não tive nenhuma resposta. A pergunta é: QUANDO TEREMOS NOSSA BALSA DE VOLTA? Alguém pode me responder? Obrigada!
Para quem vive no distrito, a maneira mais fácil de chegar em outras cidades é cruzando o lago. A balsa que fazia a travessia significava economia de tempo e dinheiro para os moradores. Na embarcação, a viagem durava pouco mais de 10 minutos.
O QUE NOS DISSE A PREFEITURA?
Nossa reportagem conversou agora pouco, via telefone, com o Prefeito Dr. Luiz Roberto Dias. Segundo, o gestor municipal a Prefeitura de Três Pontas já encaminhou documentos para Furnas Centrais Elétricas, pedindo a volta da circulação da Balsa. Luiz Roberto nos revelou ainda que, além dos documentos, ele próprio conversou com um senhor de nome Ramon, responsável justamente por essa liberação.
Conforme essa conversa, estaria definido que nas próximas semana a Balsa do Pontalete finalmente voltará a funcionar.
Com informações do G1 Sul de Minas.
Roger Campos
Jornalista
(MTB 09816)