Única mulher no Legislativo ela abre nossa série de entrevistas especiais.

O Conexão Três Pontas está iniciando um novo quadro, uma nova série de entrevistas chamada SALA DE ENTREVISTA, que tem um objetivo agregador, positivo e que mostre a verdade com profundidade e de um jeito diferente. Personalidades e personagens que tenham um trabalho destacado estarão sentados, sendo sabatinados, nesta Sala de Entrevista. Algumas perguntas mais diretas e objetivas chamadas de “X” da Questão dão um tom de coragem e transparência ao quadro.

E nessa primeira edição do quadro, nada melhor, diante de todo crescimento das mulheres nas mais diversas áreas, que entrevistar a única mulher no Legislativo ocupando o cargo de vereadora: Marlene Lima.

Marlene Lima é filha de Lázaro de Lima e Maria Rosa de Lima. Tem 11 irmãos, é casada com Élcio Henriques de Oliveira, mãe de 3 filhos: Marcela, Marcel e Miguel. É graduada em Matemática , pós graduada em Gerência de Empresas e Marketing. Trabalhou no INSS por 35 anos (sendo 25 deles em cargos de gerência).

Gosta de um bom jogo de truco e adora passar os finais de semana em seu rancho às margens da represa de furnas (curtir a natureza).

Conexão – Quando e por que vc resolveu entrar para a política?

Marlene Lima – Foi por meio de um convite feito pelo ex-prefeito Tadeu Mendonça quando candidato, onde o mesmo venceu a eleição e a partir daí não abandonei mais a política. Sempre acreditei que poderia um dia contribuir com a avanço de nossa cidade. Fui candidata em 4 eleições em todas elas com uma expressiva votação.

Conexão – Vivemos num mundo machista e na política não é diferente. Durante suas campanhas e agora depois de eleita, que tipo de constrangimento ou preconceito você já sentiu por ser mulher?

Marlene Lima – Realmente vivemos em um mundo machista e patriarcal, mas em nenhum momento senti preconceito por ser mulher. Acredito que quando se mantém uma postura de credibilidade, seriedade e honestidade, as pessoas passam a respeitar independente do sexo. Graças a Deus nunca me vi em situações constrangedoras, sou dona de muitas amizades sinceras e que sempre me apoiam. Onde há respeito mútuo, não há adversidade.

Conexão – Como é ser a única mulher entre os 11 vereadores? Quais as dificuldades e as vantagens?

Marlene Lima – Ser a única mulher entre eles, é um privilégio e ao mesmo tempo triste…

Deveria ter mais mulheres nessa casa representativa. Não me vanglorio em ser a única mulher, existem muitas mulheres preparadas e capazes de representar os munícipes. As mulheres devem ter mais espaço em todos os lugares (especialmente na política). Torço um dia para ver essa Câmara com 10 mulheres e apenas um homem. Não vejo vantagem e nem dificuldade em ser a única, mas apesar de ser a única, tento sempre ser a voz de todas as mulheres de Três Pontas.

Conexão – Como mulher, que comprovadamente tem mais sensibilidade, como você sente a política histórica e a atual em Três Pontas?

Marlene Lima – A política histórica por si só, reporta a uma imagem masculinizada e polarizada. Isso deve mudar! Temos observado essa mudança que mesmo sendo pequena, já é uma evolução, novos nomes surgindo e surgindo com força. Houve uma progressão nos temas: assédio, aborto, maternidade, carreira e independência da mulher, fazendo com que no espaço político, as mulheres tenham mais vez, porém no que tange a representatividade das mulheres na política, esse debate em nossa cidade ainda está distante do desejado.

Em Três Pontas há muitas mulheres à frente de cargos importantes e isso é um grande avanço. Observamos o interesse de muitas pessoas em fazer o bem e buscar a evolução e progresso da cidade. A era da tecnologia tem colaborado para que o povo tenha mais acesso e mais voz.
A política está mais acessível, os representantes estão mais acessíveis e isto também é um grande avanço. Vejo hoje um governo sensato e que tenta atender as reais necessidades e demandas do povo.

Conexão – O “X” da Questão é: Como você avalia o atual governo Bolsonaro?

Marlene Lima – Vejo um governo que busca acertar mas que muitas vezes age com impulso. Espero que o governo seja de fato um governo para todas as classes e que ouça sempre a voz do povo.

Conexão – Quais suas maiores preocupações e lutas como legítima representante do povo trespontano?

Marlene Lima – Minhas grandes preocupações são em relação ao alto número de usuários de drogas, pela saúde de qualidade, pela defesa do idoso e da mulher. Minha luta é para que todos continuem tendo uma educação de qualidade que prepare e oriente para uma boa qualidade de vida (não usar drogas, prevenção de doenças, alimentação, etc.).

Conexão – O “X” da Questão é: Já tivemos duas prefeitas em Três Pontas. Você pensa em um dia ser prefeita de Três Pontas?

Marlene Lima – Tudo depende do momento. Não tenho medo de desafios,

Conexão – Como você avalia o atual governo municipal? O Prefeito Marcelo Chaves, na sua visão, vai bem no governo da cidade?

Marlene Lima – Um governo calmo, sensato, de conversa e que tem buscado acertar.

Conexão – Você tem uma grande amizade com o colega vereador e atual Presidente da Câmara, Maycon Machado. Um jovem que tem, claramente, crescido muito no meio político e que também não descarta um dia ser prefeito de Três Pontas. Fale de sua relação com ele.

Marlene Lima – Uma amizade sincera que nasceu em 2016 e que pra mim foi o maior presente que eu poderia ganhar.  Considero esse menino/homem um filho. Vejo nele um futuro político brilhante. Participamos juntos de muitas coisas e trocamos muitas ideias (ele com a juventude e desejo de fazer e eu com a experiência e cautela de ajudá-lo e orientá-lo em momentos pessoais e políticos).

Na minha casa meus filhos o chamam de irmão e tenho certeza que tudo que já fizemos juntos e ainda faremos trarão muitas alegrias aos trespontanos. Maycon Machado é um amor que veio para ficar!

Conexão – Se você pudesse, agora, resolver três problemas graves de Três Pontas, quais seriam eles?

Marlene Lima – Desemprego, cuidado com idoso e deficiente e ainda cursos técnicos e profissionalizantes voltados às pessoas menos favorecidas.

Conexão – Encerrando este primeiro Sala de Entrevistas como você define Marlene Lima, atual e única vereadora de Três Pontas?

Marlene Lima – Forte, dedicada, honesta, sincera, mãezona, família, cautelosa, mulher de fé, técnica em tudo que faz e acima de tudo humana.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *