Com emoção e lágrimas. Assim foi a abertura das comemorações do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, evento realizado pelo Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Cultura. Uma das filhas do saudoso historiador Paulo Costa Campos, falecido recentemente, visivelmente emocionada lembrou de seu pai e agradeceu toda aquela homenagem. Alex Tiso, secretário de Cultura, chorou ao lembrar do primo e ao mesmo tempo da felicidade de ter perpetuado o seu legado através de um documentário produzido por Milton Lima.

O evento foi aberto na manhã desta quarta-feira, dia 17, no Centro Cultural Milton Nascimento. Diversas autoridades estiveram presentes dentre elas o prefeito Marcelo Chaves Garcia e o vice-prefeito Luís Carlos da Silva. Também estiveram presentes duas filhas do grande homenageado daquela manhã.

Em seu discurso, Marcelo Chaves disse o quanto é bom investir em Cultura e como está satisfeito com todo trabalho que vem sendo realizado pela secretaria. Destacou a importância histórica de Paulo Costa Campos para Três Pontas.

O saudoso historiador Paulo Costa Campos.

_____continua depois da publicidade________

Já Alex Tiso fez questão de dizer que toda vez que chega com demandas da Cultura no gabinete do executivo municipal, mesmo quando se trata de algum problema para resolver, que sempre encontra no prefeito Marcelo Chaves um sorriso no rosto, serenidade e boa vontade para atender as demandas.

Ederson Malaquias, chefe do Patrimônio Histórico, destacou a importância do trabalho que vem sendo feito nessa área e comentou a emoção das gravações do documentário produzido por Milton Lima.

“Foram três dias de gravação intensa na casa do senhor Paulo Costa e é algo que ficará para sempre na minha memória. Um trabalho belíssimo e que faz justiça a uma das grandes personalidades do município”, pontuou.

_____continua depois da publicidade________

Melissa Chaves Garcia, com importante atuação técnica no governo de seu pai, também se emocionou ao falar de Paulo Costa Campos e de um episódio envolvendo seus alunos na época em um concurso de redação.

Na sequência foi exibido o primeiro capítulo do documentário “Pelas palavras de um filho apaixonado por Três Pontas por Paulo Costa Campos”, numa produção belíssima e emocionante.

Depois aconteceu a palestra “A arte, memória e patrimônio: bens maiores para a vida”, ministrada por Jefferson da Fonseca Coutinho, presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto.

O evento continua nos dias 18 e 19 no Centro Cultural Milton Nascimento, das 9 às 17 horas quando acontecerá a oficina de educação patrimonial e introdução à preservação e bens imóveis, ministrada pela professora Luana Marina Santos.

E no sábado, dia 20, último dia do evento, das 9:00 às 12:00 acontecerá a visita técnica e também a aula prática.

O evento foi apresentado por Marita Duarte.

 

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista / Editor Chefe

MTB 09816JP

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *