Aconteceu na manhã desta terça-feira, na sede da SUAPI – Presídio de Três Pontas, a inauguração a chamada Sala dos Advogados, que propiciará um atendimento mais direto e humanizado aos detentos. A iniciativa se deu através de um trabalho conjunto entre a direção do próprio presídio e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Três Pontas.

DSC07532
Presidente da OAB, Dr. Luciano Diniz, e Washington Borges, Diretor do Presídio de Três Pontas.

Estiveram presentes diversos apoiadores ou incentivadores, como o Prefeito Paulo Luís Rabello, o Vereador Sérgio Silva, os tenentes Bruno e Guimarães da Polícia Militar, representantes do Ministério Público, da Polícia Civil, advogados e, claro, o presidente da OAB, subseção de Três Pontas, Dr. Luciano Reis Diniz, que falou ao Conexão sobre essa conquista:

“Essa Sala do Advogado inaugurada agora aqui no Presídio de Três Pontas visa um melhor atendimento ao encarcerado. É uma parceria entre a SUAPI e a OAB que buscamos há vários anos. Assim damos mais dignidade e tranquilidade tanto aos advogados quanto aos presos e sem a existência de um parlatório, para oferecermos mais humanização. A OAB conseguiu uma verba junto a seccional mineira para ajuda o presídio nisso. Nossa parceria foi em torno de R$2.700,00 que foi útil para a SAUPI aqui, para ajudar na pintura, compra de mesa, computador, etc. Acredito que para ao advogado criminalista e para todos os advogados, de uma forma geral, essa sala vem ajudar muito”, comentou.

A OAB em Três Pontas conta com cerca de 200 advogados, sendo que 170 continuam atuantes. Dr. Luciano Reis Diniz está na presidência da entidade há 5 anos e meio e este ano haverá nova eleição.

O diretor do Presídio de Três Pontas, Washington Borges, também falou ao Conexão sobre essa importante conquista:

“Esse evento veio compor um projeto da SAUPI em parceria com a OAB, que já era almejado há tempos. Precisávamos melhorar a qualidade do atendimento, de forma mais humana, tanto para o advogado quanto para o preso. Então, essa agora é a segunda etapa de um projeto grande que foi iniciado no começo deste ano. Começamos reformando toda a carceragem a unidade, todas as áreas de atendimento que hoje, inclusive, quero dizer que está completa, com psicólogo, assistente social, advogadas, nutricionistas, entre outros. E não poderia ser diferente em relação aos advogados, dentro de uma visão moderna, um local muito semelhante as salas que os advogados têm em seus escritórios, muito diferente da visão antiga do sistema prisional e isso significa um grande resultado para a sociedade”, explicou.

Ainda segundo Washington, o população carcerária em Três Pontas gira em torno de 185 pessoas. Hoje há uma população com remuneração em trabalho externo, seja em regime de aberto ou semiaberto, com carteira de trabalho assinada, ou parcerias, na ordem de 45 a 50 presos. A meta é chegar a 60 presos com esses benefícios em breve e num futuro criar frentes de trabalho interna.

“Nós queremos trazer duas empresas para cá, com a pretensão da abertura de 30 empregos aqui no Presídio em sistema de parceria do Estado com as empresas, onde será atendido o preso de regime fechado e o preso que não tem autorização de trabalho externo. Se isso for feito, teremos mais de 100 presos em trabalho elaboral remunerado. Hoje nós já temos 30 presos em atividades alternativas, como artísticas, como música e artesanato.

Pra finalizar quero dizer que o Sistema de Administração prisional trabalha anualmente comum sistema de metas e Três Pontas vem sendo um diferencial nesse sentido. O presídio de Três Pontas, em 2015, com seis meses contabilizados, já atingiu 91% das metas para todo o ano. Isso mostra a qualidade e os resultados de todo trabalho que é feito aqui. E preciso destacar o apoio e a parceria da Prefeitura Municipal, principalmente através do Odontomóvel que vem ao presídio duas vezes por mês fazer atendimentos. Tudo aquilo que o Estado não nos oferece o Município está abraçando”, concluiu.

O Presídio de Três Pontas conta atualmente com 60 funcionários.

O Tenente Bruno, comandante da Polícia Militar, expressou sua opinião sobre essa inauguração:

“É muito importante pois humaniza o atendimento ao reeducando e acaba trazendo grandes benefícios tanto para ao advogado, no trato com seu cliente, como para a população de uma forma geral”, pontuou.

O Prefeito Paulo Luís Rabello, que tem sido um grande parceiro da administração do Presídio de Três Pontas, também ressaltou a importância de se apoiar essas causas e valorizar o ser humano:

“Eu só tenho que agradecer ao Washington, uma das poucas pessoas que consegue reconhecer tudo o que o Município está fazendo nas áreas da segurança e da saúde. Fico muito satisfeito, pois estamos fazendo muito por Três Pontas e ajudando todas as instituições, como a Apae, o Hospital e também o Presídio, embora esse último seja uma obrigação do Estado.

Procuramos ajudar sempre em tudo que nos é pedido. Temos uma parceria através da secretaria de Defesa Social onde temos vários reeducandos trabalhando na Prefeitura”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *