Foram alvos dos incêndios na noite desta segunda cinco ônibus de transporte coletivo em Passos, Machado, Itajubá e Alfenas. Além dos ônibus, criminosos atearam fogo em uma viatura do Sistema Prisional de Varginha, em uma caminhonete a serviço da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) em Passos e no carro particular de um agente penitenciário em Três Pontas.
Os ataques a carros e locais públicos em todo o estado começaram na noite de domingo (3) e, até esta manhã, já somavam mais de 40 veículos incendiados e vandalizados em todo o território estadual. No Sul de Minas, desde domingo até esta terça, 12 cidades foram alvo dos criminosos e pelo menos 29 veículos foram queimados. A polícia apura se a ordem dos atentados partiu de presos que são integrantes de facções criminosas.
Ocorrências por cidade
Passos foi a cidade com mais ataques durante a noite. O primeiro crime, às 19h45, foi do incêndio da caminhonete que presta serviços para a Cemig. Segundo a polícia, o veículo era usado para restabelecer a energia elétrica na Rua das Amoras, onde um ônibus havia sido queimado durante a tarde.
Por volta das 22h, criminosos atearam fogo em um ônibus que fazia o transporte de funcionários de um frigorífico no bairro Coimbras. Três passageiros e o motorista foram retirados do veículo por homens armados. O ônibus ficou completamente destruído pelas chamas.
Com os novos casos, Passos é a cidade da região com mais crimes relacionados. Desde a noite de domingo (3), quando a onda de ataques a ônibus e carros começou, já foram queimados três ônibus, uma caminhonete e uma viatura da Polícia Militar. Também houve tiros contra um departamento desativado da PM e ataque contra a Câmara Municipal.
Em Machado, o ataque foi a um ônibus que passava pelo último ponto de serviço no bairro Vila Formosa. Dois homens invadiram o veículo e obrigaram a saída do motorista e passageiros. Após jogarem gasolina, os suspeitos atearam fogo. Não houve feridos.
Na cidade de Itajubá, foram dois ônibus queimados. O primeiro, por volta das 20h, foi parado por homens armados no bairro Canaã. Mais tarde, por volta das 22h, criminosos agiram da mesma forma do primeiro crime – abordaram um ônibus e obrigaram a saída dos passageiros. Os dois veículos foram destruídos e não houve feridos.
Em Alfenas, homens armados entraram em um ônibus por volta das 21h30 e obrigaram a saída de motorista e passageiros. As vítimas correram enquanto o grupo quebrava os vidros do veículo e ateava fogo. Os bombeiros foram chamados e conseguiram controlar as chamas.
O ataque a uma viatura do Sistema Prisional em Varginha foi por volta das 22h30, na Avenida Plínio Salgado. O carro estava em uma oficina mecânica. Crimonosos pularam o muro e atearam fogo no veículo.
Já durante a madrugada desta terça-feira (5), o carro de um agente penitenciário foi queimado em Três Pontas. O veículo estava estacionado na Rua Rio de Janeiro, quando o dono viu pessoas cometendo o crime. Os suspeitos fugiram e o fogo foi controlado pelo próprio agente, com a ajuda da família.
Presos
Ainda durante a noite desta segunda, a polícia conseguiu prender envolvidos com os ataques a ônibus em Machado e Itajubá. Em Machado, foram dois homens presos e um menor apreendido. E em Itajubá, três adolescentes foram levados à delegacia.
Em Varginha, foram dois homens presos e cinco menores apreendidos por participação no incêndio da viatura do Sistema Prisional. As imagens das câmeras de segurança identificaram um menor de idade e, a partir dele, a polícia chegou aos outros envolvidos.
Também houve prisões em São Sebastião do Paraíso. Na cidade, quatro homens foram presos suspeitos de planejar um ataque. Eles estavam um duas motos, próximos à prefeitura, e foram abordados pela polícia. Com eles, foram encontrados luvas, um celular, uma garrafa com dois litros de gasolina. Porém, eles foram ouvidos na delegacia e liberados.
Ataques no Sul de Minas
Com os novos crimes, chega a 13 o número de cidades com ataques a ônibus, carros e imóveis entre a noite de domingo (3) e a noite desta segunda-feira (4) no Sul de Minas.
Confira as cidades atingidas:
- Alfenas – 3 ônibus queimados
- Brazópolis – tiros contra delegacia e viatura da polícia
- Cruzília – Tiros contra a delegacia
- Guaxupé – 6 ônibus queimados na garagem de empresa
- Itajubá – 2 ônibus queimados e 1 tentativa em outro ônibus
- Machado – 1 ônibus queimado
- Monte Santo de Minas – 2 ônibus queimados na garagem da prefeitura
- Passos – 3 ônibus, 1 viatura da polícia e uma caminhonete queimados. Tiros contra o presídio e bases da polícia. Pedra com fogo na Câmara Municipal
- Poços de Caldas – Galpões de empresa e 2 ônibus queimados
- Pouso Alegre – 3 ônibus queimados
- Três Corações – Tentativa de queimar um ônibus
- Três Pontas – Fogo no carro de agente penitenciário
- Varginha – 1 viatura do Sistema Prisional e 1 ônibus queimados
Até o momento, foram 29 veículos atacados, sendo 25 ônibus. Além disso, seis imóveis foram alvos de criminosos em três cidades. Desde domingo, 29 pessoas foram detidas, entre adultos e adolescentes.
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras