Quando o assunto é homicídio por arma de fogo, cerca de 141 milhões brasileiros podem dormir tranquilos. Em um período de três anos, 1.885 municípios do país não registram uma só morte desse tipo. Ou seja, por mais surpreendente que possa parecer, quase 35% das cidades do Brasil não registraram nenhum homicídio por arma de fogo entre 2010 e 2012, segundo dados do Mapa da Violência 2015.

1

Em um contexto em que cerca de 116 pessoas são mortas por dia no Brasil vítimas de armas de fogo, a realidade desses municípios espanta.

O que não surpreende, contudo, é o fato de que quase 96% das mais de 1,8 mil cidades que integram essa lista possuem menos de 20 mil habitantes.

Mas também existem cidades mais populosas na lista. A maior delas é Barreiras (BA), com 141 mil habitantes – o mesmo que as cidades de Porto Seguro, na Bahia, ou São Caetano do Sul, em São Paulo.

(Informações Revista Exame)

Três Pontas está entre as 10 cidades brasileiras com mais de 40 mil habitantes que não registra uma única morte por arma de fogo há 5 anos.

O Tenente Bruno, Comandante da Polícia Militar de Três Pontas, falou ao Conexão com exclusividade sobre o tema:

“Saiu uma reportagem na site da Revista Exame abordando sobre estas cidades, com mais de quarenta mil habitantes, que não registraram nos últimos três anos nenhum homicídio com arma de fogo.

Destas cidades a única mineira é Três Pontas e no Brasil são dez. Na minha opinião isso é uma questão cultural, também a localização que a cidade se encontra, da tranqüilidade, e também do trabalho constante que a polícia faz, principalmente no acompanhamento criminal, na área de geoprocessamento, área de referenciamento, da inteligência de segurança pública aplicada diretamente na questão de polícia preventiva, porque o fato de não ter homicídio com arma de fogo, não quer dizer, que isso é aleatório, isso é em virtude do trabalho da Polícia Militar, pela quantidade de armas que são apreendidas, a quantidade de problemas envolvendo a criminalidade, principalmente o trafico de drogas.

A gente percebe que de vez em quando há alguma disputa, alguma questão envolvendo acerto de contas, então a Policia faz um trabalho preventivo nestas apreensões, em virtude também do apoio da comunidade que estamos obtendo estes resultados. Na verdade em Três Pontas não são três anos, sem este tipo de crime com arma de fogo, e sim cinco anos, isto é uma situação rara na nossa região.

Até o final do ano iremos chegar a uma marca histórica, zero homicídio em Três Pontas.  Pra se ter uma ideia o índice de homicídios que é calculado pelo Ministério da Saúde, e não pela Policia Militar, são índices parecidos ou até menores com países de primeiro mundo, de tão baixos que são”, explicou o Militar.

Três Pontas conta com quarenta militares, um efetivo dos mais baixos, mas onde é, segundo o Tenente Bruno, feito um trabalho em conjunto onde se dá conta do recado, com o apoio da comunidade, de várias parcerias integradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *