Uma pedra gigante se desprendeu, muito possivelmente causada por uma tromba d’água, conforme informação do Corpo de Bombeiros; Veja os vídeos.

Uma tragédia abalou o Centro-Oeste de Minas e todo o Brasil neste sábado, 8. Uma pedra gigantesca de um cânion na cidade turística de Capitólio se desprendeu e atingiu lanchas que transportavam mais de 30 pessoas.

As informações ainda são um tanto quanto desencontrados, mas o que se sabe de fato até o momento é que há muitos feridos e infelizmente o registro de óbitos.

O deslizamento de pedras aconteceu no Lago de Furnas e ao menos três embarcações com cerca de 35 turistas foram atingidas. As primeiras informações dão conta de que a tragédia ocorreu por volta das 12h30.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 3 embarcações foram atingidas, sendo que destas duas acabaram afundando. Há 40 bombeiros militares no local, um grupo de mergulhadores e também a aeronave Arcanjo 08.

Até o fechamento desta reportagem, 23 pessoas haviam sido atendidas e liberadas e outras 9 foram internadas em hospitais da região. A Marinha já foi acionada e está investigando as causas do acidente.

___________________________continua depois da publicidade____________________________

Algumas pessoas foram atendidas na Santa Casa de Capitólio, outras, com fraturas expostas, foram encaminhadas para a Santa Casa de Piumhi, que fica a cerca de 23 km de Capitólio. Outras três foram encaminhadas para Santa Casa de Passos, localizada a aproximadamente 74 km do local do acidente. Também foi feito o atendimento de quatro pessoas na Santa Casa de São José da Barra, a 46 km de Capitólio.

Através de nota oficial, Marinha do Brasil já informou que o inquérito está sendo instaurado para apurar as causas do acidente:

A Marinha do Brasil informa que tomou conhecimento de um acidente, no fim da manhã de hoje, após deslizamento de rochedo atingir embarcações que navegavam a região dos cânions, em Capitólio-MG. A DelFurnas deslocou, imediatamente, equipes de Busca e Salvamento (SAR) para o local, integrantes da Operação Verão ora em andamento, a fim de prestar o apoio necessário às tripulações envolvidas no acidente, no transporte de feridos para a Santa Casa de Capitólio, e no auxílio aos outros órgãos atuando no local. Um inquérito será instaurado para apurar causas, circunstâncias do acidente/fato ocorrido.

Vídeos que circulam pelas redes sociais, cuja veracidade foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, mostram o momento em que algumas pedras começam a se soltar e diante do deslizamento inicial pessoas que gravam com celular em uma embarcação um pouco mais distante gritavam para que as pessoas nas embarcações mais próximas do local saíssem com urgência daquele trecho. Em outro vídeo é possível ver a rocha gigantesca se desprendendo e caindo sobre as lanchas em meio a muitos gritos de desespero.

___________________________continua depois da publicidade____________________________

A informação que chega do Corpo de bombeiros é que a princípio uma tromba d’água teria forçado as pedras fazendo com que as mesmas deslizassem, culminando no desprendimento da grande rocha que acabou caindo de uma altura de 5m, atingindo as embarcações.

Governador Zema lamentou o acidente

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, lamentou o acidente através de seu Twitter:

“Sofremos hoje a dor de uma tragédia em nosso Estado, devido às fortes chuvas, que provocaram o desprendimento de um paredão de pedras no lago de Furnas, em Capitólio. O Governo de Minas está presente desde os primeiros momentos através da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros”, escreveu Zema.

Vídeos do Acidente (Imagens fortes)

Turistas alertam a tragédia que estava prestes a acontecer:

Momento da queda da gigantesca rocha:

Outros ângulos da tragédia em Capitólio:

As informações chegam a todo momento e o Conexão Três Pontas está atualizando esta reportagem a medida em que novos dados nos chegam.

Nossos sentimentos aos familiares e amigos das vítimas fatais.

 

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *