A organização da Equipe Maio Amarelo promoveu uma campanha em prol do Maio Amarelo no dia 18 de maio dentro da 20ª Expocafé em Três Pontas/MG. Foi realizado a parceria entre Prefeitura Municipal, o 2oº Pelotão de Polícia Militar Rodoviária de Varginha/MG e o SEST/SENAT. Na ocasião foram distribuídos adesivos, folders e camisetas, estendido um banner com as “10 dicas de segurança no trânsito” e utilizado o simulador de cinto de segurança da PMR de Varginha.

De acordo com Danilo Alves da Silva, Engenheiro da Mobilidade e Chefe de Divisão de Transportes e Trânsito Secretaria Municipal de Transportes e Obras de Três Pontas, o evento foi um grande sucesso.

Maio Amarelo

Depois do sucesso dos movimentos Outubro Rosa (em prevenção ao câncer de mama) e Novembro Azul (prevenção do câncer de próstata), entrou em ação o Maio Amarelo, cujo símbolo é um fitilho amarelo usado na lapela. Trata-se de um movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro em qualquer situação.

O objetivo é tornar o tema trânsito pauta diária durante todo o mês de maio e estimular, desta forma, a participação de toda a população, empresas, governos e entidades. Uma carta-convite já está sendo distribuída pelos organizadores do movimento aos representantes da sociedade organizada e poder público para uma ação coordenada de reflexão sobre um dos temas mais debatidos e que mais preocupa o país: as consequências e a redução dos acidentes de trânsito.

Movimento maio amareloA escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo.

Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo. No Brasil, o número de mortes no trânsito no Brasil é de aproximadamente 23 por 100 mil habitantes. O horizonte da Política Nacional de Trânsito (PNT) para dezembro de 2014 é de reduzir este índice para 11 mortes para cada 100.000 habitantes.

Também é em maio realizada desde 2013 a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, também chamada de Campanha Zenani Mandela, em memória da neta de Nelson Mandela, vítima fatal do trânsito na África do Sul em 2010, com apenas 13 anos.

O amarelo é em alusão à sinalização de advertência, que também simboliza atenção.

 

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

(MTB 09816)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *