Alunos da Escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira entraram em contato no fim da manhã desta quinta-feira (06) com nossa reportagem informando a realização de um protesto no interior da importante unidade educacional. De acordo com eles, o motivo seria a decisão tomada pelo Estado (Governo de Minas Gerais) de fechar duas turmas, sendo um 1º ano e um 3º ano do ensino médio.

Conforme esses alunos que procuraram o Conexão em busca de divulgação e apoio, o protesto se iniciou quando receberam a notícia que a Superintendência de Educação ou o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação, irá excluir um 3° ano e um 1° ano na Escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira, uma das mais respeitadas em todo sul de Minas e que, recentemente, ganhou as manchetes de todo Brasil por conta de um incêndio criminoso praticado por delinquentes, inclusive ex-alunos.

“O que nós não entendemos e por isso estamos ainda mais revoltados é que eles querem fazer isso agora, faltando menos de três meses para o término das aulas, Isso irá prejudicar o rendimento dos alunos das salas que serão extintas. Desta forma, alunos de todos os terceiros anos do ensino médio fizeram esse protesto na parte da manhã, logo depois do Recreio. Estamos esperando o pronunciamento da inspetora ou de alguém da diretoria do Estadual”, disseram os estudantes.

Ainda conforme os alunos que participaram do protesto que, inclusive, é cogitado de recomeçar na parte da tarde de hoje, o movimento não foi combinado previamente. Os alunos indignados com a notícia resolveram não voltar para a sala de aula e expuseram suas opiniões, conforme relato dos próprios estudantes.

POSICIONAMENTO DO ESTADUAL

Nossa reportagem entrou em contato com a direção da Escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira. Conforme comunicado da escola, já houve uma alteração que definiu há poucos instantes que o terceiro ano que estava cogitado em fechar uma sala, referente ao turno da manhã, não vai mais acontecer. Desta forma serão mantidas as sete turmas do terceiro ano no período da manhã.

No tocante as seis turmas de primeiro ano da tarde, a direção da Escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira informou que a possibilidade de fechamento ainda nesse mês de setembro está mantida, mas que uma inspetora da Educação, representante do Governo de Minas, irá, na próxima semana, visitar a unidade novamente, quando deverá ser sacramentada a decisão.

O Conexão ainda procurou contato com representantes do colegiado. Até o fechamento desta reportagem não obtivemos retorno.

Atualização 06/09 às 15h54.

Nossa reportagem conversou com um dos membros do colegiado da Escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira, Maicon Gonçalves Roberto. Segundo ele o colegiado apoia a manifestação dos alunos e repudia o fechamento das salas de aula.

“Nós apoiamos integralmente os alunos nessa manifestação e não concordamos com esse fechamento. Infelizmente o Governo de Minas diz que não tem como manter uma sala de aula com menos de 40 alunos. Nós estamos firmes nessa luta e queremos o apoio de todos para evitar esse encerramento”, declarou.

O Estadual Teodósio Bandeira conta atualmente com 1.100 alunos aproximadamente.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *