Faleceu nesta sexta-feira um dos maiores nomes da cafeicultura de Três Pontas e do Brasil. Gilson José Ximenes Abreu deixou um legado como profundo conhecedor do café e uma liderança que sempre fez a diferença dentro do agronegócio, defendendo a luta do setor, nos representando na política nacional do chamado ouro verde, uma das principais bases de nossa economia. Ele tinha 76 anos.
Gilson Ximenes tem uma longa trajetória, uma história de vida na cafeicultura. Foi presidente da Cocatrel e da Unicoop, além de ter comandado o Conselho Nacional do Café. Foi presidente do CNC de 1995 a 2001 e de 2007 a 2011. Culto, inteligente, de fala fácil, um líder nato que serviu de exemplo para tantos no meio do café, desde produtores até os políticos que adotaram a cafeicultura como uma de suas principais bandeiras.
Mineiro de Três Pontas, Gilson tinha cadeira cativa nas principais mesas de negociação da cafeicultura. Nosso jornalismo, por vezes, entrevistou Gilson Ximenes e a cada pauta ele brindava nossos leitores (ou telespectadores, à época) com informações precisas, um jeito simples de falar, com grande poder de convencimento e um notório amor pelo café.
Ele tinha diabetes associada a outras doenças e estava hospitalizado. Gilson deixa esposa e três filhos.
Defesa da Cafeicultura
Gilson Ximenes sempre usou de seu talento, influência e liderança para defender a cafeicultura. Das lavouras ao cenário político, ele lutou intensamente para que o café voltasse a ter lugar privilegiado nas principais mesas de negociações, em Belo Horizonte, São Paulo e em Brasília. Mesmo sem um mandato político de fato, esteve sempre presente ao lado de figuras conhecidas da política brasileira que representavam o café, como Carlos Melles e Silas Brasileiro.
Liderança e Conhecimento
Num de seus artigos publicados no site Página Rural, em 04 de agosto de 2008, Gilson Ximenes sintetizou com perfeição como deveria ser feita a defesa da cafeicultura, texto que mesmo tendo sido escrito havia 13 anos, segue atual e cai como uma luva diante do atual cenário da cafeicultura, num ano todo prejudicado pela severa geada:
“O Brasil não precisa de ‘lobos travestidos de vovozinhas’. Está na hora dos segmentos do agronegócio café assumirem claramente seus interesses individuais, negociando, de forma madura, soluções que atendam a todos sem perder de vista o interesse maior, o coletivo. O interesse daqueles que produzem para alimentar a mesa dos brasileiros e gerar divisas, emprego e desenvolvimento para o Brasil.”
A notícia da morte de Gilson Ximenes segue repercutindo nas redes sociais e entre os principais órgãos da cafeicultura do país. O CNC, publicou:
“Lamentamos profundamente, e ressaltamos o legado deixado Gilson Ximenes, não só na instituição como também na cafeicultura nacional, em todos os seus locais de atuação. À família e amigos deixamos nossos mais sinceros sentimentos, na certeza de que suas ações e memórias estarão para sempre conosco. Que o Espírito Santo console o coração de todos por esta perda irreparável. A família CNC e a cafeicultura brasileira estão de luto.”
A Cocatrel também lamentou e homenageou Gilson Ximenes:
“É com grande pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Gilson Ximenes. Cafeicultor, ex-presidente da Cocatrel e do Conselho Nacional do Café (CNC), sempre foi um personagem de luta, que abraçou e defendeu os interesses dos produtores rurais do Brasil. Nós, diretores, conselheiros, colaboradores e cooperados da Cocatrel, prestamos sinceras condolências e nos solidarizamos com toda a família, desejando força nesse momento tão difícil. Nossos sentimentos.”
Três Pontas teve e continua tendo personagens importantes na cafeicultura. Gilson Ximenes é, sem dúvidas, um dos principais nomes, da busca pela qualidade, valorização e justiça na cafeicultura. Gilson Ximenes ajudou a mudar a história do nosso ouro verde e para sempre será lembrado! Aos familiares e amigos os nossos sinceros sentimentos!
Homenagem do Conexão Três Pontas!
#conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #pandemiacoronavirus #uti #rogercampos #minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #distanciamentosocial #instagram #twitter #saúde #educação #política #economia #governofederal #trêspontas #vacinacontracovid19 #bolsonaro #coronavac