Também foi confirmado o segundo óbito em decorrência do coronavírus
Nós últimos dias o número de casos de covid-19 entrou em um ritmo de aceleração com uma média de 6 a 8 novas confirmações a cada 24 horas. Além disso, o número de recuperados que sempre se manteve “colado”, ao total, mantendo uma diferença entre 10 e 12 que se encontravam em tratamento e/ou isolamento domiciliar, hoje, 24 de julho, chegou a quase 30. São 29 pessoas ainda com o coronavirus, lutando contra a doença em Três Pontas. Infelizmente o segundo óbito também foi confirmado.
Se de um lado temos o declarado relaxamento dos cuidados por parte de grande parte dos cidadãos trespontanos, elevando os riscos de contaminação, do outro temos os profissionais do Pronto Atendimento Municipal e da Santa Casa lutando contra o maior temor que é a superlotação de vagas na UTI, o que representaria um verdadeiro colapso para saúde, mas que, até o momento, felizmente não aconteceu.
Estamos, tudo indica, vivendo o pico dos casos de coronavirus e portanto, ao invés de relaxar e participar de aglomerações, como em muitas festas particulares, devemos manter o distanciamento social e tomar todos os cuidados contra o vírus chinês.
Curva Ascendente – A Evolução do coronavírus em TP
Desde que o primeiro caso de covid-19 foi confirmado em Três Pontas, no dia 17 de abril, as autoridades de saúde e o poder público municipal têm buscado, através de inúmeras ações, controlar a pandemia e frear o seu crescimento. Mas nos últimos dias a confirmação diária de novos casos, através dos boletins epidemiológicos da Prefeitura Municipal, vem aumentando de forma gradativa e cada vez mais veloz.
O segundo caso foi confirmado em Três Pontas pela Secretária de Estado da Saúde apenas três dias depois, no dia 20 de abril. Uma semana depois, no dia 27 de abril o número já saltava de 2 para 9 casos confirmados.
Alguns dias se passaram com o número de casos praticamente estacionados. No dia 07 de maio Três Pontas contabilizava 11 casos, 2 a mais em um intervalo de 10 dias. No dia 27 de maio foram positivadas 19 pessoas com covid-19, sendo 11 homens e 8 mulheres.
No dia 22 de junho já eram 42 casos confirmados de coronavírus no município. O mês de julho chegou com um total de 53 contaminados. No dia 10 de julho o salto foi grande e os números mostravam 70 pessoas infectadas. No dia 20 deste mês foram contabilizados 84 casos. E aí o crescimento começou a atingir um patamar inédito na cidade:
Dia 21 de Julho: 92 casos com 72 curados e 19 em tratamento
Dia 22 de Julho: 96 casos com 73 curados e 22 em tratamento
Dia 23 de Julho: 104 casos com 76 curados e 27 em tratamento
Dia 24 de Julho: 110 casos com 79 curados e 29 em tratamento
Isso mostra que o número de recuperados está mais lento do que o número de novas pessoas em tratamento.
Ainda há um total de 1178 pessoas com Síndrome Gripal que se encontram em quarentena domiciliar pelo prazo de 7 dias. Outros 582 casos suspeitos foram descartados pela rede pública e privada.
Internados
De acordo com a direção da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, hoje, 24 de julho, estão internados em Três Pontas 4 pessoas na enfermaria e outros 3 na UTI, todos com covid-19. Segundo o Provedor Michel Renan Simão Castro, há no momento 5 leitos de UTI para os pacientes com coronavírus, podendo chegar 7. Há a possibilidade de serem enviados mais 5 respiradores ao hospital, o que, praticamente, dobrará o número de leitos na unidade de terapia intensiva.
Coronavírus nos próximos dias
Nossa reportagem conversou com alguns profissionais da linha de frente do combate ao coronavírus na cidade. Sobre o aumento no número de casos isso reflete algumas situações, dentre elas o relaxamento aos cuidados de prevenção ao vírus, a queda nas temperaturas que provoca mais registros de problemas respiratórios e a maior testagem sendo feita no município.
Para as autoridades de saúde, o aumento, apesar de preocupante, ainda está dentro das previsões e também dentro da capacidade de atendimento oferecido pela estrutura local, tanto no Pronto Atendimento Municipal quanto no Hospital São Francisco de Assis.
Todos os pacientes que solicitarem atendimento no PAM e nas unidades de saúde com sintomas de problemas respiratórios, dor de cabeça ou coriza estão sendo testados. Felizmente muitos positivados estão sendo tratados em suas residências, mantendo isolamento social. Caso haja a necessidade de mudanças, incorporações de novos leitos na Santa Casa será feito. Ou seja, no momento tudo ainda caminha dentro do esperado, mas o sinal de alerta está ligado.
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras