Casas destelhadas, muros e árvores no chão. Cenário de destruição se soma a inundação em vários pontos da cidade.

A forte chuva que caiu em Três Pontas na tarde desta sexta-feira (5), embora tenha durado apenas alguns minutos de forma intensa, deixou um rastro de estragos e prejuízos por toda cidade. O Conexão Três Pontas recebeu uma série de fotos e vídeos enviados por seus leitores que afirmam se tratar de imagens que mostram o caos causado hoje no município pelo temporal.

O forte temporal começou por volta das 14h30. O grande volume de chuva acompanhado por ventos fortes durou cerca de 15 minutos, mas foi o suficiente para trazer à tona um velho e conhecido o problema da Cidade de Três Pontas: os alagamentos.

Sempre quando há uma forte chuva no município a região central, principalmente a Avenida Oswaldo Cruz, principal via de acesso da cidade, sofre com as inundações por conta do transbordamento de seu córrego. Passaram-se vários prefeitos, anos e até décadas, mas até hoje, apesar de alguns esforços e promessas eleitorais, a solução ainda não saiu do papel. Moradores e comerciantes daquele trecho reclamam dos prejuízos e alguns deles, inclusive, acabaram se mudando diante da triste realidade e da falta de perspectiva de uma solução definitiva e a curto prazo.

De acordo com servidores do SAAE, com quem conversamos, a chuva desta sexta-feira em Três Pontas atingiu os 80mm. “Às 15h20 nós fizemos a aferição e o pluvioômetro estava marcando 78mm”, informaram. O grande volume, muito acima do esperado para um único dia, causa danos na maioria das cidades brasileiras, já que além de mal projetadas em muitos casos, há ainda o crescimento desordenado e a falta de investimentos em infraestrutura. Com a pandemia e a situação econômica prejudicada, com os esforços em torno do combate ao coronavírus, outras demandas, embora importantes, acabam ficando para segundo plano.

Ainda sobre os estragos do temporal de hoje, há relatos de quedas de árvores e de diversos muros, com registro de queda, inclusive sobre veículos, como mostram algumas fotos enviadas por leitores ao Conexão Três Pontas.

Diversas casas também foram destelhadas parcialmente. Ruas e avenidas viraram rios, carros ficaram com água quase que na altura dos vidros, em torno de um metro.

Apesar de todos os estragos e prejuízos materiais, não houve nenhum registro de pessoas feridas, pelo menos até o fechamento desta reportagem.

O Conexão Três Pontas tentou contato com prefeito Marcelo Chaves Garcia e também com o secretário de transportes e obras Maquil dos Santos Pereira, mas ambos não atenderam nossas ligações.

Nos colocamos à disposição da prefeitura municipal para que nos passe um balanço dos estragos provocados pela chuva hoje bem como as medidas que poderão ser tomadas para tentar evitar novos alagamentos e ainda se haverá qualquer tipo de auxílio aos moradores de baixa renda que tiveram suas casas afetadas.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *