A violência nas cidades grandes já é assunto mais do que debatido e corriqueiro. Nas pequenas cidades já é uma realidade que assusta e desafia as autoridades. Aqui em Três Pontas não é diferente, a criminalidade continua agindo apesar de todos os esforços por parte das polícias Civil e Militar. Mas uma preocupação específica tem tirado novamente a tranquilidade de muitos pais no Município: a violência e as drogas na porta dos colégios. Não é de hoje que casos de brigas entre alunos do portão para fora são flagrados. Também os recorrentes casos de drogas sendo repassadas por jovens que aguardam a entrada e saída de estudantes. Nesta quarta-feira (01) mais um caso acabou sendo debatido nas redes sociais. De acordo com alguns internautas houve uma briga envolvendo vários adolescentes na saída de um dos turnos da Escola Estadual Jacy Junqueira Gazola. E muitas vezes juntam ‘gangs’ contra um ou dois menores. Em muitos casos sequer a polícia é chamada e assim não se faz o registro da ocorrência.
De acordo com leitores do Conexão, a confusão assustou quem passava pelo local ou aguardava a saída dos alunos. Poucos tentam separar e há sempre muitos que inflamam a confusão. A principal reclamação ventilada hoje é a falta de segurança na porta das escolas, conforme alguns relatos levantados por nossa reportagem:
“Mais uma vez uns 5 moleques, usuários de drogas, pararam na porta do Jacy Gazola e começam a bater nos alunos menores que saem às 17 horas e não é a primeira vez. Sempre juntam de turma e usando droga. Cadê a Guarda Municipal e a Policia Militar? Já ligamos várias vezes. Mais nada…”, relatou o leitor Ederson.
Um terceiro comentário feito em nossas redes sociais também merece destaque:
“Olha isso é só um relato. Não estou criticando. Este ano tive que ir trabalhar em Varginha, lá a guarda municipal tem presença total nas escolas, creches e estabelecimentos públicos. Eles tem acesso as dependência e controlam câmeras e alarmes. Ajudam no trânsito, entrada e saída das escolas e fiscalizam. Acho que exemplos bons tinham que ser seguidos”, comentou Jane Rose.
Resposta da Guarda Civil Municipal
Diante das postagens em nossos grupos do Whatsapp e também no facebook a Guarda Civil Municipal Leonara Naves nos remeteu a seguinte resposta sobre a polêmica:
“Gostaria de expor que a GCM faz as entradas e saídas diariamente das escolas Antonieta Feracioli Duarte, Cônego Vitor e Caic, já que essas são municipais. Antes fazíamos também as escolas estaduais. Porém hoje nosso efetivo está reduzido a 11 integrantes, sendo que antes eram 45. Assim sendo não é possível fazer todas as escolas”, disse Leonara Naves.
Resposta da Polícia Militar
Conversamos por telefone às 20hs52 com o Tenente bruno Neves, comandante da 151ª Cia. da Polícia Militar de Três Pontas. Ele também falou sobre o tema:
“Olha Roger, quero inicialmente dizer que é claro que nós da Polícia Militar gostaríamos de poder dar uma atenção maior nas escolas. Mas é humanamente impossível. Pra que a população tome ciência nós recebemos em média cerca de 300 chamadas por dia através do 190. São casos que nos ocupam o dia todo e a noite toda com uso de viaturas e de nosso efetivo que não é grande. O que eu posso te dizer é que esse problema nos preocupa sim e são casos que precisariam de um envolvimento maior da sociedade e das próprias escolas para que consigamos resultados melhores.
A entrada é saída de alunos é praticamente no mesmo horário em todas as escolas e isso torna humanamente impossível a nossa presença. Mas estamos dispostos a colaborar e quem sabe fazermos um projeto conjunto com outras autoridades, pais e escolas para que essas brigas e outros relatos deixem de ocorrer. No mais, sempre que somos chamados ali comparecemos o quanto antes para garantir a segurança. Lembro que ainda fazemos um grande trabalho na área da prevenção através de programas como o Proerd. Ou seja, estamos trabalhando também em busca do melhor para a sociedade e para os estudantes trespontanos”, explicou o militar.
Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816