SAÚDE & NUTRIÇÃO
POR RHULLYA SOUZA ROZENDO
NUTRICIONISTA

Na internet se encontram diversas opções de dietas da moda, como dieta low carb, dieta alcalina, dieta cetogênica, dieta sem glúten e dieta dukan. Elas prometem um resultado “milagroso” em poucos dias, mas quase sempre submetem a pessoa a restrição calórica. No entanto, raramente são seguidas sob acompanhamento profissional. Visto que, muitas pessoas carregam consigo o sonho de emagrecer, mas fracassam em várias estratégias que já tentaram sozinhas. Em outros casos, quando seguem algo prescrito por um Nutricionista não conseguem adesão a longo prazo. Contudo, você pode ficar tranquila(o), porque eu estou aqui disposta a te ajudar nessa caminhada. Enfim, irei te contar agora, cinco coisas que você precisa saber antes de começar uma dieta.

1 – Dietas restritivas podem gerar malefícios para saúde: O que você não sabia é que a maioria das dietas da moda não foram criadas com o objetivo voltado para emagrecimento, mas sim, como alternativas de tratamento para doenças específicas. Por isso, muitas delas quando são adotadas em populações saudáveis podem provocar consequências negativas para saúde como, por exemplo, fome excessiva, reganho de peso após parar de seguir a dieta, envelhecimento precoce, aumento do colesterol e triglicérides, deficiências nutricionais, sobrecarrega dos rins e transtornos alimentares. Já como efeitos colaterais durante a prática da dieta podem aparecer os seguintes desconfortos: fraqueza, queda de pressão arterial, dor de cabeça, constipação ou diarreia e cãibras musculares.

2 – Você pode ter uma alimentação saudável sem parar de comer o que gosta: Atualmente, existem estratégias nutricionais voltadas para o emagrecimento comprovadas pela ciência que permitem você comer o que gosta com equilíbrio e moderação, ou seja, você não precisa excluir um alimento ou nutriente específico da sua alimentação para emagrecer, nem fazer jejum ou dietas restritivas. Só precisa passar por um processo de reeducação alimentar, bem planejado, que respeite suas necessidades biológicas, psicológicas, sociais e culturais. Um Nutricionista pode te passar um plano alimentar individualizado e personalizado, que se seguido da maneira correta vai te ajudar a emagrecer sem ter que passar pela sensação de ter que fazer um “sacrifício”.

_____continua depois da publicidade________


3 – A pressa é inimiga da perfeição: Você já deve ter percebido que as dietas restritivas ajudam a emagrecer rápido, mas não geram resultados definitivos. Isso se dá, porque a restrição calórica leva à perda de peso imediata, porém nosso corpo cria uma necessidade de sobrevivência que posteriormente nos induz a comer excessivamente, o que leva ao reganho de peso anteriormente perdido. Não adianta se iludir, para emagrecer de uma vez por todas, sem ser vítima do efeito sanfona (perda seguida de ganho de peso) deve-se ter paciência e não esperar resultados imediatos. O processo de reeducação alimentar, por ser um processo mais natural e menos agressivo, normalmente é lento e exige muita paciência, podendo levar mais ou menos tempo para começar a surtir efeitos consideráveis.

4 – É fundamental aprender a superar os obstáculos que te impedem de melhorar sua alimentação: Só aprender a ter uma alimentação saudável e equilibrada, não é o suficiente. Um bom Nutricionista tem que saber te ajudar a reconhecer e a superar as barreiras que vem te impedindo de ter adesão ao plano alimentar. Algumas das dificuldades mais comuns são: lidar com as refeições no final de semana, lidar com o comer emocional, lidar com a falta de tempo, lidar com a relação negativa que tem com a comida e/ou com o corpo. Outro aspecto importante, que deve ser observado, é a adesão da prática de uma atividade física que goste, de preferência com o acompanhamento de um educador físico, visto que, a união entre a alimentação saudável e o exercício físico, vai potencializar seu processo de emagrecimento, tornando-o mais fácil de ser atingido, duradouro e eficaz.

_____continua depois da publicidade________

5 – A reeducação alimentar tem que ser definitiva para que você não tenha recaídas: Os profissionais de saúde (Nutricionista e Educador Físico) devem ser seu guia no processo de mudança, mas é muito importante que você tenha autonomia para fazer suas escolhas. Cada um tem o seu momento para receber alta nutricional, mas é essencial que após esse dia, você se sinta preparado para as diversas situações que podem levá-lo a recaídas (tendência de retornar aos velhos hábitos alimentares). Por isso, é nossa missão profissional deixá-los prontos para reconhecer que recaídas são normais, mas também armá-los com estratégias que possam ser utilizadas após esses períodos, de uma forma que você consiga manter-se definitivamente com hábitos alimentares saudáveis.

FICOU INTERESSADO?

Gostou do assunto abordado? Quer receber mais dicas sobre alimentação voltada para o emagrecimento? Venha conhecer o meu trabalho! Eu sou Rhullya Rozendo, Nutricionista e te convido para dar uma passadinha no meu instagram @rsrnutri. Se gostar, fique para acompanhar meus conteúdos novos sobre nutrição! Para isso, basta me seguir!

AGENDE SUA CONSULTA E COMECE A MUDAR SUA VIDA!

Estou atendendo na Clínica Mariel em Três Pontas. Agende uma consulta comigo! Basta entrar em contato pelo whatsapp 99836-3555.

Até a próxima!

 

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista / Editor Chefe

MTB 09816JP

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *