O MAIS PREOCUPANTE É QUE MUITOS ABANDONARAM OS CUIDADOS DE PREVENÇÃO E NÃO ‘ESTÃO LIGANDO’ PARA ESSA ‘EMINENTE NOVA ONDA’!
Após cerca de quatro meses sem registro de novas internações em decorrência de complicações da covid-19, uma pessoa segue hospitalizada na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, em Três Pontas. A idade do homem não foi revelada, apesar da informação ter sido confirmada pelas autoridades de saúde. Em apenas 11 dias o número de positivados disparou de 26 para 61. Todo cuidado é pouco!
Alerta Geral
O Ministério de Saúde e a Associação Médica Brasileira recomendam novamente o uso de máscara e que se evite aglomerações, sobretudo para proteger idosos e imunossuprimidos. Isso por conta da nova escalada de novos casos e até de mortes. As internações por covid-19 triplicaram nos últimos dias e os médicos já recomendam a volta da máscara e dos cuidados de prevenção. No Sul de Minas várias cidades, como Lavras, por exemplo, já sugeriram que as pessoas voltem a usar a máscara. Três Pontas, que no boletim de 11 de novembro não registrava nenhum caso de coronavírus ativo, duas semanas depois contabilizou 26 registros! Agora são mais 35 casos, fora aqueles que não foram catalogados.
Veja o comparativo dos últimos Boletins Epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas:
BOLETIM 11/11/22
BOLETIM 25/11/22
BOLETIM 02/12/22
_____continua depois da publicidade________
O número de casos de síndrome gripal em Três Pontas é de 44.479.
O número de óbitos se mantém estável nesse período, totalizando 187 vidas perdidas no município.
Já o número de casos confirmados totaliza 12.232 infecções. São 61 casos ativos no município, de pessoas que se encontram em isolamento domiciliar.
O índice de recuperados agora soma 11.983 curados.
O número de pessoas internadas com suspeita de covid segue zerado. Já o de internados confirmados voltou a registrar um caso.
Em Três Pontas, mais mulheres do que homens foram infectadas pelo coronavírus. Até o momento são 6.909 registros em mulheres e 5.323 em homens.
A grande maioria dos casos é entre pessoas com idade entre 20 e 39 anos. Em seguida estão as pessoas na faixa etária de 40 a 59 anos.
Em relação aos 187 óbitos registrados em Três Pontas desde o início da pandemia, 102 vítimas são homens e 85 são mulheres. Na faixa etária entre 20 e 59 anos morreram 60 pessoas. Já na faixa etária entre 60 e 79 anos, 85 pessoas perderam a vida. Maiores de 80 anos que não resistiram ao vírus totalizam 41 casos. Há ainda o registro de uma morte em decorrência das complicações do coronavírus em uma vítima com idade entre 10 e 19 anos.
Somando todos os óbitos, a maioria das pessoas que não resistiu às complicações da covid-19 e que já tinham doenças pré-existentes sofriam de diabetes, de hipertensão ou ainda de doença cardiovascular.
_____continua depois da publicidade________
MEDIDAS
Uma das medidas consideradas indispensáveis pela AMB é o uso de máscaras e o distanciamento social, evitando-se aglomerações principalmente das pessoas mais vulneráveis como idosos e imunossuprimidos. A AMB também sugere o reforço das campanhas de vacinação e a liberação de medicamentos comprovados para o combate à doença.
No penúltimo mês o número de casos de covid-19 subiu. Na região metropolitana de São Paulo, o número de internações já chega perto da metade dos leitos disponíveis. Em UTIs, 46,9% dos leitos estão com pacientes e em enfermarias a ocupação é de 47,7%. No ABC os números mostram que a região segue o mesmo ritmo e as prefeituras já recomendam o uso de máscara para os mais idosos e os que têm comorbidades. Associações médicas também pregam a necessidade da proteção facial para os mais vulneráveis.
A Associação Médica Brasileira, por meio do CEM Covid (Comitê Extraordinário de Monitoramento da covid-19), emitiu boletim de alerta para o aumento do número de casos do novo coronavírus no país, endossando Nota Técnica da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) sobre o cenário da doença no Brasil.
#conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #rogercampos#minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #distanciamentosocial #instagram #twitter #saúde #educação #política #policial #crime #economia #governofederal #trêspontas #vacinacontracovid19