O que se temia acabou se confirmando nesta segunda-feira (20) em Três Pontas. De acordo com a Secretaria Regional de Saúde de Varginha o macaco encontrado acabou morrendo em decorrência da febre amarela após confirmação dos exames laboratoriais. Isso coloca a cidade em alerta máximo na prevenção da doença.
Nossa reportagem conversou com o secretário municipal de Saúde, Heleno Carlos dos Santos. Ele confirmou ter recebido um telefonema da SRS (Secretaria Regional de Saúde), sediada em Varginha, confirmando que a causa da morte do mico foi mesmo a febre amarela.
Desde a semana passada a Secretária Municipal de Saúde cumpriu uma determinação do prefeito Luiz Roberto Dias que também é médico, no sentido de ampliar os horários de funcionamento dos postos de saúde para que a população possa se vacinar. Nos bairros o atendimento vai até às 20 horas e na Policlínica Central até às 18 horas.
O QUE FEBRE AMARELA?
A febre amarela é uma doença infecciosa grave que pode ser transmitida pela picada de dois tipos de mosquitos, o Aedes Aegypti, ou o Haemagocus Sabethes. Essa doença causa sintomas como dor abdominal, dor de cabeça e febre e deve ser tratada de forma a aliviar os sintomas.
Existem dois tipos de febre amarela:
- Febre amarela silvestre: É transmitida pela picada do mosquito Haemagogus Sabethes, que pica o macaco Gibão, que frequentemente possui o vírus circulante no sangue, e depois pica o homem;
- Febre amarela urbana: É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, mas não há casos registrados no Brasil desde 1940.
Isso indica que há mais de 70 anos não há casos de febre amarela urbana no país, e todos os casos registrados são de febre amarela do tipo silvestre.
Os macacos do tipo Gibão, que são muito comuns no Brasil, são frequentemente afetados pelo vírus da febre amarela. Assim, quando o vírus encontra-se circulando no seu sangue e ele é picado pelo mosquito Haemagogus Sabethes, este fica infectado e transmite a doença ao picar o ser humano.
A transmissão da febre amarela não é feita de indivíduo para indivíduo, pois ela só é transmitida por mosquitos contaminados.
Sintomas e tratamento:
Os sintomas da febre amarela incluem febre, dor de cabeça, calafrios, enjôo, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados e pode haver sangramento nas gengivas e nariz, fezes escuras e urina com sangue. Estes sintomas surgem entre 3 e 7 dias depois de ser picado pelo mosquito.
O tratamento para febre amarela consiste apenas em aliviar os sintomas que a doença provoca através de medicamentos analgésicos e antitérmicos que não contenham ácido acetilsalicílico, que poderia levar à morte do paciente, e requer internamento hospitalar para evitar que a doença evolua para casos mais graves.
Nos casos mais graves podem aparecer sintomas como problemas cardíacos, doenças dos rins e do fígado e hemorragias. Nas formas graves, o paciente deve ficar na UTI – Unidade de Terapia Intensiva. Se o paciente não receber assistência médica, pode morrer
QUEM DEVE SE VACINAR?
Idade | Como tomar |
---|---|
+ de 5 anos (que já tenha tomado 1 dose) | Tomar mais 1 dose de reforço |
+ de 5 anos (sem nunca ter tomado esta vacina) | Tomar a 1º dose e fazer reforço após 10 anos |
+ de 5 anos (que já tenha tomado 2 doses) | Não precisa |
+ de 60 anos | Avaliar cada caso com o médico |
Ainda há vacinas em todos os postos de saúde em Três Pontas. Não deixe de levar seu cartão de vacina.
Roger Campos
Jornalista
(MTB 09816)