Calendário foi antecipado também em Poços de Caldas e Varginha. Doses serão aplicadas nos grupos de risco nos três municípios.
Teve início nesta segunda-feira (18) a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 em Três Pontas, Poços de Caldas e Varginha. O calendário, que começaria no dia 30, foi antecipado, com objetivo de ampliar a cobertura.
Em Três Pontas as doses estão sendo aplicadas a partir desta segunda-feira (18). Os primeiros a receberem a vacina são os integrantes dos grupos de risco. O número de doses não foi informado. A cidade tem dois casos suspeitos de H1N1.
Em Poços de Caldas, nesta primeira fase foram disponibilizados 40% das doses destinadas ao município. As doses serão aplicadas em todas as 17 salas de vacina do município. Até o momento, foram registrados seis casos suspeitos da doença na cidade, sendo que quatro eram de moradores e dois de municípios da região.
Já em Varginha, a expectativa é de que cerca de 30 mil pessoas sejam imunizadas até o dia 20 de maio na cidade. A meta é vacinar 80% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação. A campanha será realizada nas unidades de saúde e postos de vacinação. O município tem 11 casos de pessoas internadas com suspeita de H1N1.
Nas três cidades, o público alvo são integrantes dos grupos prioritários, formados por pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; crianças de 6 meses a 5 anos; gestantes; presos e funcionários do sistema prisional e grupos portadores de doenças crônicas.
Outras cidades que anteciparam a vacinação
A cidade de Lavras iniciou na última quinta-feira (14) a vacinação contra o vírus H1N1 para os grupos de risco. A campanha foi antecipada depois que uma morte pelo vírus foi confirmada e três casos confirmados. Além disso, 17 casos estão sob investigação. O homem que faleceu na cidade, vítima da doença, tinha 65 anos. Na quinta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou a morte de quatro pessoas pelo vírus no Estado, sendo uma em Lavras e outra em Andradas.
As cidades de Andradas e Alfenas também anunciaram a antecipação no calendário.
Em Andradas, a imunização começou no sábado (16). Segundo a Secretaria de Saúde, nove casos suspeitos da doença estão sendo investigados. Uma morte na cidade foi confirmada nesta quinta-feira (14) pela Secretaria Estadual de Saúde.
Outra cidade que também anunciou a vacinação pública contra o vírus é Pouso Alegre. A campanha iria ocorrer apenas no dia 30 de abril, mas a vacinação já foi antecipada para esta terça-feira (13) para os agentes de saúde. As vacinas estão disponíveis para pessoas nos grupos de risco a partir do dia 25.
Cerca de 14 mil doses da vacina serão aplicadas na cidade. A previsão é de que a partir do dia 25 de abril, a vacinação seja ampliada para outras pessoas do grupo prioritário.
Morte confirmada em Campo Belo
Em Campo Belo, onde a vacinação também foi antecipada e começou no último sábado (9), uma morte relacionada à doença foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, embora ainda não conste no relatório oficial do órgão estadual.
A jovem Lorena Miranda, de 16 anos, faleceu no dia 31 de março na Santa Casa de Misericórdia São Vicente de Paulo. Ela teve complicações de uma gripe que havia começado quatro dias antes, com sintomas como febre alta. A adolescente tinha problemas cardíacos.
Casos confirmados
Três casos de H1N1 foram confirmados e há outros 20 suspeitos que estão sob investigação em Pouso Alegre.
Em Campo Belo, um caso de uma paciente que estava internada em um hospital particular foi confirmado. Outros cinco estão sob investigação, inclusive dois que evoluíram para morte. A morte de uma jovem de 16 anos foi confirmada.
Em Lavras já são três casos confirmados, entre eles uma morte, que foi confirmada nesta segunda-feira (12). Outros 17 casos também estão sendo investigados. Em Passos, são 28 casos suspeitos.
(Com informações do G1 Sul de Minas)