Assembleia Legislativa de MG aprovou em segundo turno a lei que estabelece o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores
O IPVA de 2025 de Minas Gerais deve começar a ser cobrado em fevereiro. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou em segundo turno a lei que adia o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o segundo mês do ano. Atualmente o pagamento deve ser pago integralmente em janeiro ou dividido de três vezes.
O texto agora será encaminhado para o governador Romeu Zema (Novo), que tem um prazo de 20 dias para sanção. Caso seja sancionada pelo governador, a medida passa a valer para o imposto do ano que vem.
_____continua depois da publicidade________
O Projeto de Lei (PL) 1.336/15 é de autoria do deputado Alencar da Silveira Jr (PDT) e recebeu dois acréscimos. Um deles foi à lei 14.937 de 2003 sobre comunicação do débito de IPVA. O parágrafo diz o seguinte:
“Na hipótese de débito de IPVA inscrito em dívida ativa e objeto de protesto, o pagamento realizado pelo contribuinte deverá ser comunicado à Advocacia-Geral do Estado (AGE), que providenciará, imediatamente, a exclusão do nome do devedor do cadastro de dívida ativa do Estado, bem como a comunicação aos cadastros informativos de proteção ao crédito, públicos ou privados, nos quais o nome do contribuinte tenha sido incluído em razão de débito.”
_____continua depois da publicidade________
O outro acréscimo permite que o dono ou condutor do veículo pague eventuais débitos e encargos financeiros existentes no prontuário do veículo no momento da fiscalização. Isso vai evitar a apreensão e remoção do veículo quando as autoridades constatarem como irregularidade exclusivamente a falta de pagamento desses débitos.
O projeto atende a um pedido da Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio–MG).
A entidade alega que a mudança da data é um alívio financeiro para as famílias que ficam sobrecarregadas com as despesas no primeiro mês do ano. Segundo a Fecomércio, a nova data também é de grande importância para o comércio já que o adiamento do imposto pode contribuir para compras em janeiro.
Fonte O Globo
GOSTOU DESTA REPORTAGEM?
O Conexão Três Pontas é um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.
Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.
Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.
Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.
Venha para a Família Conexão Três Pontas.
Conexão é jornalismo que faz diferença!
#conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #rogercampos#minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #instagram #twitter #saúde #educação #política #policial #crime #economia #governofederal #trêspontas
Roger Campos