Em setembro acontecerá a Semana Internacional do Café, na Expominas, em Belo Horizonte, quando será lançado o Consórcio do Café, iniciativa criada pelo deputado estadual Emidinho Madeira, que é vice-presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa e também presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura.

Em torno de 40 prefeitos do Sul e Sudoeste de Minas já aderiram ao Consórcio do Café, que irá abranger também outras regiões produtoras do estado futuramente.

Deputado Estadual Emidinho Madeira

“Durante a feira teremos um estande onde os cafeicultores poderão apresentar os seus produtos. Acho que é a primeira vez que os produtores do Sul e Sudoeste de Minas terão oportunidade de mostrar seu produto numa feira voltada exclusivamente para o café”, informou o deputado Emidinho Madeira.

O Conexão Três Pontas entrou em contato na tarde desta quarta-feira com o prefeito de Três Pontas, Paulo Luís Rabello, para saber se o município já aderiu ao Consórcio do Café, afinal de contas é o maior ou um dos maiores produtores do mundo.

DSC05950
Prefeito de Três Pontas, Paulo Luís Rabello

“Nós ainda não aderimos porque precisamos enviar um projeto para a Câmara e isso será providenciado. Temos a intenção de clara de participar deste consórcio, pois somos conhecidos internacionalmente como a cidade maior produtora de café do mundo. Portanto, não deveremos ficar de fora”, disse Paulo Luís.

O Consórcio Regional do Café

O projeto que é de autoria do Deputado Estadual Emidinho Madeira, não terá lados partidários, e objetiva fazer com que o consórcio ganhe forças na hora de reivindicar melhorias para os cafeicultores junto aos governos estadual e federal, podendo assim, políticos oposicionistas participarem e contribuírem com o projeto.

A ideia principal é que este consórcio seja constituído por diversos Prefeitos que comandam os municípios que fazem parte da região cafeeira. A proposta é que cada cidade repasse para o projeto uma subvenção no valor de um salário mínimo por mês.

A verba será investida exclusivamente na contratação de uma agência publicitária que ficará responsável pelo marketing do café brasileiro, inovando a marca, que é mantida da mesma forma há 60 anos, e alavancando o produto nos cenários nacional e internacional.

Um dos objetivos do deputado Emidinho Madeira é tornar “cafeicultor” cada prefeito participante do consórcio. Obrigando-os a acompanhar mais de perto a situação atual do café. Hoje o projeto conta com o apoio de 9 deputados estaduais.

A principio, a criação do Consórcio Regional do Café no Sul e Sudoeste de Minas Gerais é para que sirva de modelo para a elaboração de mais dois consórcios no estado mineiro. Após isso, a ideia do deputado Emidinho Madeira é criar mais cinco ou seis consórcios em outros estados cafeeiros e depois um consórcio nacional único, interligado com todos estes outros consórcios, para que o café do Brasil não perca mercado para outros países da América Central e Colômbia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *